RATIFICADOS
O plenário da Câmara aprovou na sessão ordinária de segunda-feira (10) cinco projetos de lei. Todos do Legislativo. Três deles em segundo turno, ratificando a aprovação na semana anterior em primeiro turno. Um deles, de autoria de Ademir Junior (REP), trata do reconhecimento das igrejas como essenciais para a população, ainda mais em tempos sombrios como o de uma pandemia, por exemplo. Outro, de autoria de João Victor Gasparini (DEM), dispõe sobre a obrigatoriedade da publicidade diária dos dados da pandemia e epidemias na cidade. E outro, de autoria tripla dos vereadores João Victor, Tiago Costa (MDB) e Cinoê Duzo (PTB), determina a publicidade de políticas públicas sociais via documentos de arrecadação, como nos carnês de IPTU e na conta de água, por exemplo.
BOA NOTÍCIA
A vereadora Lúcia Tenório (CDD) se antecipou à Prefeitura, divulgando que, na próxima terça-feira (18), deve ser inaugurada a unidade do ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Seixas. “O prédio está pronto e o prefeito me contou hoje (dia 10) que deve inaugurar o posto no dia 18”, afirmou em tribuna. A vereadora e médica adiantou também que, a convite de Paulo Silva (PDT), atenderá voluntariamente, neste novo posto, ginecologia e obstetrícia, como fez no governo passado por três anos, quando era vice-prefeita de Carlos Nelson Bueno (PSDB). Ainda em relação à saúde pública, Lúcia fez uma convocação aos colegas vereadores para que sejam “irmãos” da Santa Casa. “É o nosso hospital municipal. Temos que ajudar”.
BICADA TUCANA
Eleito na chapa com o ex-prefeito Carlos Nelson Bueno, atuando, inclusive, como líder do governo de CNB, Magalhães, que também é do PSDB, já chama Paulo Silva, antigo adversário político, de “nosso prefeito”. “Hoje temos uma Administração que está de portas abertas, mais do que isso… porteiras, portões abertos para receber novos empreendimentos. As empresas geram empregos, recolhem impostos e estão tendo confiança para fazer doações, como as que resultaram na doação de seis leitos para a Santa Casa, conquistada pelo nosso prefeito”, comentou, bicando o próprio ninho tucano. O discurso acontece dias depois de uma reunião entre ele e “seu” prefeito sobre geração de emprego e renda.
IVERMECTINA
A vereadora Joelma Franco (PTB) criticou, esta semana, a falta de protocolo do governo de Paulo Silva para o tratamento precoce da Covid-19. Citou, por exemplo, que havia, na gestão passada, de CNB, alguns medicamentos como hidroxicloroquina, ivermectina, zinco e vitamina D. “Por que tiraram? O acolhimento precoce faz toda a diferença. Estamos numa guerra e vai vir uma terceira onda e se não lutarmos contra isso mais mortes ocorrerão”, disparou. Luzia Cristina (PDT) rebateu a petebista. “Gente do céu. Pelo amor de Deus. É risco de vida [esses medicamentos]. Está falando direto isso na televisão. A OMS já determinou: Não indique. Muitos tiveram alta da Covid e depois morreram do coração”, disse, citando a cloroquina. Quanta bobagem.
TÚNEL DO TEMPO
POSTINHO INTERDITADO
O prédio onde funcionava a Unidade Básica de Saúde do Sehac, na Zona Leste, foi interditado pelo prefeito Carlos Nelson Bueno depois que surgiram rachaduras nas paredes das salas onde funcionavam almoxarifado, cozinha, lavanderia, pediatria, pré e pós consulta e também nos sanitários dos funcionários. Os usuários foram encaminhados para a UBS do Parque das Laranjeiras e depois o atendimento será feito no postinho da Vila Dias. (…) Com a interdição da UBS do Sehac, que recebe aproximadamente 100 pacientes por dia, o prefeito acionou o Departamento de Serviços Municipais para fazer uma reforma em caráter de urgência. Há 15 anos, na edição do dia 13 de maio de 2006.