SAÚDE
Em reunião com vereadores no final da semana passada, o prefeito Paulo Silva (PDT) e secretários municipais destacaram a importância do projeto de lei de empréstimo de mais de R$ 5 milhões para a compra de equipamentos para a área da saúde. O governo municipal argumentou que a aquisição de 576 itens, que fazem parte da reestruturação da saúde, tornarão Mogi Mirim referência regional. “Nós vamos deixar o SUS de Mogi Mirim como um SUS modelo. Na saúde não tem despesa, tem investimento. Este é um empréstimo bancário com juros subsidiados, que, na minha avaliação, vai ser o melhor da história de Mogi Mirim. Vai melhorar muito a assistência à saúde em nossa cidade”, afirmou Paulo Silva.
EDUCAÇÃO
A secretária de Educação, Ana Lúcia Peruchi, junto com a sua equipe e diretores das unidades escolares de Mogi Mirim se reuniram, pela primeira vez em 2021, de forma presencial. Após encontros virtuais, o debate sobre as diretrizes do setor ocorreu na Emeb “Dona Sinhazinha”, no bairro Nova Mogi. Entre os temas, explicações sobre o processo de aulas remotas e o atendimento ao Plano SP em seus protocolos e recomendações. Foi ressaltado o respeito à ideia de um retorno eficiente dos alunos no momento de retomada das aulas presenciais – ainda sem data definida –, com prioridade à segurança de todos os envolvidos. A Secretaria de Educação informou também que montou uma comissão para avaliar as propostas dos professores quanto à atribuição de aulas.
TURISMO
O secretário de Cultura e Turismo, Luiz Dalbo, e a secretária de Relações Institucionais, Maria Helena Scudeler de Barros, estiveram no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, semana passada para reivindicar verbas para o turismo local. As cidades com a certificação MIT, caso de Mogi Mirim, poderão pleitear até R$ 360 mil junto ao Governo do Estado para investimentos na estruturação do turismo. No ano passado, o Estado não liberou verba para os projetos apresentados em virtude da pandemia. Para este ano, a previsão da Secretaria de Cultura e Turismo é indicar ao menos uma proposta, elaborada em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), presidido por Sebastião Zoli Júnior, que acompanhava os secretários.
BRINQUEDOTECA
A Câmara Municipal realizou na segunda-feira, 31, sessão extraordinária para acertar a redação de dois projetos de leis. Mas o tema que chamou a atenção de todos foi a possibilidade da instalação do futuro Poupatempo no lugar da Brinquedoteca, à Rua Coronel Guedes, no Centro. A informação não é oficial. Mas já desagrada a grande maioria dos vereadores, que pedem melhorias nesse equipamento de educação. A sugestão de alguns vereadores é de que o Poupatempo seja instalado no Espaço Cidadão, onde o atual governo municipal também pretende criar um terminal de ônibus urbano no futuro. “Seria um local perfeito, que uniria Poupatempo, Gabinete do Prefeito e Terminal de Ônibus, com estacionamento”, destacou Cinoê Duzo (PTB).
TÚNEL DO TEMPO
MEDALHA ‘JOÃO TEODORO’
A Câmara Municipal de Mogi Mirim realizou na segunda-feira, 29, a entrega da Medalha “Presidente João Teodoro Xavier de Matos”, a mais importante comenda da cidade. Neste ano foram selecionados 10 ilustres nomes – professor de medicina veterinária Alair Assis, tenente coronel aviador Pedro de Carvalho e Silva, produtor de eventos Paulo Amaral, contador Maércio José Ceregatti, vicentino Carlos Candido de Carvalho, pedagogo e poeta José Flavio Juliani Citélli, orientador em iniciação científica Flávio Henrique Caetano, neurologista Carlos Alberto Mantovani Guerreiro, radialista Alberto Benedito Paulo Iralah (Alberto César) e a professora Maria Izabel Maretti Silveira Bueno. Há 15 anos, na edição do dia 3 de junho de 2006.