TÍTULO DE CIDADÃO
Por 10 a 6, os vereadores votaram esta semana pela realização de uma sessão solene para entrega de Título de Cidadão. O evento, sem festa e com todos os protocolos contra a Covid-19 respeitados, deve acontecer no dia 20 de dezembro, já durante o recesso parlamentar de final de ano. Sendo assim, 17 “novos” mogimirianos serão homenageados este ano. A presidente da Casa, Sonia Módena (CDD), alertou para o tempo escasso para organização do evento e pediu colaboração de todos, a começar pela entrega dos currículos das pessoas homenageadas até as 10h de quarta-feira, 13, dia da próxima ordinária, para que haja tempo hábil de correr o trâmite legal. “Há necessidade mesmo de fazer tudo correndo em meio à pandemia”, questionou Lúcia Tenório.
IMPOSITIVAS
A Câmara de Vereadores aprovou cinco projetos de lei esta semana, todos do prefeito Paulo Silva (PDT). Entre eles, o PL 132/2021, que prorroga até a próxima quinta-feira, 14, o prazo para os vereadores fazerem alterações nas suas emendas impositivas, caso necessário. “Essa prorrogação deixa claro a forma de picar [o orçamento]. De não ter o respeito e o cuidado de saber a real necessidade das entidades”, disparou Alexandre Cintra (PSDB). Tiago Costa (MDB), por exemplo, se queixa de que tem orçamento impositivo seu que não foi executado, isto é, o dinheiro ainda não chegou ao destino. O líder do prefeito na Câmara, Dirceu Paulino (SD), sugeriu criar um fundo com recursos iguais de todos os vereadores para salvaguardar as entidades aptas da cidade.
MOBILIZAÇÃO
Os feirantes da cidade foram surpreendidos no último dia 22 por um comunicado emitido pela Secretaria de Agricultura, que alterava, em caráter experimental, a forma de organização das feiras realizadas no Espaço Cidadão. Os comerciantes ficariam impedidos de permanecer com seus veículos de transporte das mercadorias estacionados próximos de suas barracas, sob justificativa de ampliar o espaço para circulação dos consumidores. A medida gerou descontentamento e uma mobilização em torno do secretário de Agricultura, Oberdan Quaglio, organizada pelo vereador João Victor Gasparini (DEM). A mobilização gerou resultados positivos aos feirantes, com o anúncio da suspensão do comunicado. Venceu o diálogo e o bom senso. Assim que se faz.
CREA
O prefeito Paulo Silva (PDT) participou na quinta, 30, de uma cerimônia realizada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), em São Paulo. Na prática, o foco foi viabilizar uma colaboração mútua entre o município e o Crea com o objetivo de modernizar e inovar os serviços nas áreas de agronomia, engenharia e geociências em Mogi Mirim. Além de participar da plenária, o prefeito também se reuniu com o presidente estadual do órgão, Vinicius Marchese. Na ocasião foram propostas parcerias entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e o governo municipal, a fim de viabilizar assistência técnica gratuita para a população de baixa renda nos setores de engenharia e arquitetura e o auxílio técnico na elaboração do Plano Diretor.
TÚNEL DO TEMPO
NAMORO TUCANO
O prefeito Carlos Nelson Bueno não confirma, mas deve ir se alojar no PSDB após a votação do segundo turno das eleições para presidente, no dia 29 próximo. É praticamente certo que ele não vai ficar no PDT, pois Paulinho da Força, presidente estadual do partido, prometeu intervir no diretório mogimiriano e conduzir a vereadora Márcia Rottoli à presidência da legenda na cidade. (…) Durante esta semana, o diretório do PSDB de Mogi Mirim teria se reunido para estudar a possibilidade de expulsar o vereador João Luiz Teixeira, com quem o Executivo não tem bom relacionamento. A saída de João Luiz seria uma maneira de atrair Carlos Nelson ao ninho tucano. Há 15 anos, na edição do dia 7 de outubro de 2006.