sábado, novembro 23, 2024

DA FONTE

BAIXA MOGIANA
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, reorganizou as regiões em São Paulo, formando 32 Parlamentos Regionais, entre elas, o Parlamento Regional da Baixa Mogiana, representada por vereadores de Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira e Estiva Gerbi. E a presidente da Câmara de Mogi Mirim, Sonia Módena (CDD), foi escolhida entre seus pares na região para presidir o Parlamento Regional. Ela tomou posse no início do mês em evento promovido pela União dos Vereadores de São Paulo (Uvesp). Seu trabalho será representar as quatro cidades da Baixa Mogiana no que for de interesse comum junto ao governo do Estado a fim de trazer mais recursos e desenvolvimento para a região.

RECADO
O vereador Gebê (DEM) não poupou palavras ao criticar atos do governo municipal e pediu até que “algumas peças fossem trocadas”. “Começamos o ano com uma extraordinária e estamos terminando com uma extraordinária. (…) Senhor prefeito [Paulo Silva], mande os projetos para essa Casa com tempo [respeitando os trâmites regimentais]. Troque algumas peças. Aliás, é preciso trocar”, disparou. E não ficou nisso. Jogou as cartas na mesa, citando duas peças que, segundo ele, precisam ser trocadas já. Uma delas citou nominalmente, o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Roberto Tristão. A outra troca indicada é na Secretaria de Serviços Municipais, chefiada por Ernani Gragnanello. “Decepcionantes”, afirmou. E agora, prefeito?

INSATISFAÇÃO
Não é de hoje que vereadores, como Gebê, criticam a forma como o Poder Executivo tem tratado o Legislativo, especialmente quanto ao envio de projetos de lei em regime de urgência, atropelando todos os prazos regimentais, sem falar nas falhas de redação, como já apontaram Tiago Costa (MDB), João Victor Gasparini (DEM), Joelma Franco (PTB), entre outros. Além de Gebê, outros parlamentares, ao longo do ano, também chegaram a pedir a cabeça de alguns secretários municipais, como é o caso da secretária de Saúde, Clara Carvalho, do chefe de Gabinete, Allan Rodrigo, por exemplo. “O prefeito recebeu uma cidade 70% bem administrada, teve um ano para adaptação e, agora, falhas como a deste ano não podem mais ocorrer”, alertou Gebê.

INVESTIMENTO
Mogi Mirim conquistou junto ao governo do Estado uma verba de R$ 1,2 milhão para construção de cobertura de quadras poliesportivas da rede municipal de ensino. Acompanhado da secretária de Relações Institucionais, Maria Helena Scudeler de Barros, o prefeito Paulo Silva (PDT) se reuniu com o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado, Rubens Emil Cury, o qual autorizou a liberação da verba. Serão beneficiadas as Emeb’s “Bráulio José Valentim”, em Martim Francisco (cobertura da quadra já existente), e a “Vereadora Terezinha da Silva Oliveira”, no bairro Novacoop (construção de quadra com cobertura). As obras devem começar em janeiro e ser concluídas até junho.

TÚNEL DO TÚNEL

ABONO FUNDEB
Pela primeira vez desde que o Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundeb) foi criado, há cerca de 10 anos, profissionais do magistério municipal terão direito a um abono salarial. O benefício será calculado com base nas sobras de recursos encaminhados pelo Fundo durante o ano. A medida já foi aprovada pela Câmara. A diretora do Departamento de Educação, Flávia Rossi, adianta que a intenção é fazer o pagamento do abono até o final de janeiro, em única parcela. (…) “Nunca houve esse abono porque nunca tivemos um Conselho Municipal do Fundeb tão ativo”, disse Flávia Rossi. Há 15 anos, na edição do dia 16 de dezembro de 2006.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments