REPÚDIO
Segundo a vereadora Joelma Franco (PTB), em vídeo no seu Facebook, o secretário de Serviços Municipais, Ernani Gragnanelo, o Ernani do PT, incentivou, em uma de suas redes sociais, boicote geral de empresas que ele considera fascista e patrocinadora de Fake News, que tem unidades em Mogi Mirim, inclusive. “O boicote, pessoal, gera desemprego, gera ausência de arrecadação. Pelo amor de Deus, temos que ser responsáveis quando falamos algo. (…) Nós vamos encaminhar para a Câmara uma moção de repúdio ao senhor, porque esse governo [Paulo Silva] tem que valorizar o nosso comércio pra gerar emprego pra nossa gente”, disparou a vereadora. Segundo ela, o boicote de Ernani poderia representar o corte de 200 empregos diretos na cidade. Muito sério isso.
DESGOVERNO
Lombada “Jiraya”. Assim, o vereador Tiago Costa (MDB) apelidou um obstáculo instalado próximo ao portão de saída do Corpo de Bombeiros e da GCM de Mogi Mirim. Tem até memes rolando nas redes sociais. “Bombeiros, socorrem aqui. (…) Horas depois: Por que tanta demora? Porque tinha uma lombada no meio do caminho kkkkk.” A internet não perdoa. Mas é isso mesmo. O Governo Paulo Silva (PDT) construiu uma lombada bem na porta do Corpo de Bombeiros e GCM. Segundo a Prefeitura, sob a justificativa de dar mais segurança à Secretaria de Segurança. Vejam só. Isso sim é dinheiro público “bem aplicado”. “Não há justificativa pra essa lombada. Que instalasse uma guarita, monitoramento eletrônico. Falta de competência desse desgoverno”, bradou o emedebista.
REFORMA
A Câmara Municipal está em reforma, mais uma vez. Na Legislatura passada, a Casa de Leis passou por uma grande reforma e adaptações para ocupar todo o espaço onde funcionava o Gabinete do Prefeito. Mas ficaram obras importantes para trás, como a reforma do telhado, sem à qual muitos gabinetes de vereadores viravam verdadeiras cachoeiras em dias de chuva forte, como o da vereadora e primeira-dama Luzia Cristina (PDT). Nesta reforma de agora, todo o telhado danificado foi trocado. Espera-se que não chova mais na cabeça de ninguém. Uma nova recepção está sendo feita para atender melhor a população, afinal a Casa é do povo. E também estão sendo feitas adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros para que a Câmara tenha, enfim, o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
REQUERIMENTO
Nas edições anteriores falamos de dois instrumentos legislativos mais comuns da Câmara Municipal – indicação e moções. Nesta edição, aproveitando o recesso parlamentar, vamos falar dos requerimentos. A grosso modo, é um instrumento apresentado pelos vereadores cuja finalidade é a de exigir informações do Poder Executivo. É usado tanto por vereadores que têm pouco acesso ou acesso dificultado ao governo para obter informações sobre algo importante, quanto por aqueles que têm acesso livre nas secretarias, mas que, para fazer uma média, também utilizam deste expediente. O vereador Gebê (DEM) é um dos que menos se utiliza deste instrumento, não porque não tem questões que queira esclarecer, mas porque julga mais eficiente o contato direto, pessoal. E é.
MOSQUITO DA DENGUE
O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre amarela, precisa basicamente de dois componentes para se reproduzir: calor e água limpa. Com as chuvas atingindo recordes históricos nos últimos dias, os agentes de saúde, acompanhados pelos agentes controladores de vetores, intensificam as ações em locais onde há focos do mosquito, medida que pretende evitar que a proliferação ocorra. Normalmente, eles promovem a visita de casa em casa, num ciclo que demora cerca de dois meses para ser concluído. Atualmente, os moradores de locais que apresentam criadouros estão sendo orientados e, depois de alguns dias, os imóveis são novamente vistoriados. Caso ainda não tenha sido tomada nenhuma medida, o processo se repete. Há 15 anos, na edição do dia 27 de janeiro de 2007.