SEGUNDO TURNO
Foi aprovado em segundo turno o Projeto de Lei 137/2022 que institui na cidade o Posto de Coleta de Leite Materno e a Semana de Conscientização sobre o tema. O PL é de autoria dos vereadores Ademir Junior (Republicanos) e Lúcia Tenório (Cidadania). O Posto de Coleta terá como objetivo receber e armazenar o leite doado para ser encaminhado ao Banco de Leite de Itapira. De acordo com o vereador Ademir Junior, o Posto de Coleta de leite de Mogi Mirim precisaria de um espaço climatizado, equipamentos para armazenamento do leite, além de pelo menos três profissionais treinados (enfermeiros e técnicos). “O benefício seria imenso”, disse Lúcia Tenório. O PL foi encaminhado para sanção do prefeito Paulo Silva.
GRÊMIO ESTUDANTIL
Dezenas de alunos matriculados em escolas municipais, acompanhados de professores, estiveram presentes na Câmara na manhã de terça-feira, 6, para participar de uma audiência pública promovida pelo vereador João Victor Gasparini (União). O encontro teve como objetivo debater o Projeto de Lei 115 de 2022, que dispõe sobre criação, organização e atuação dos grêmios estudantis nas escolas municipais de Ensino Fundamental II. Neste Projeto de Lei, de autoria de Gasparini, estão previstos o formato de eleição, disposição das chapas concorrentes, entre outros aspectos para que a escolha dos grêmios estudantis faça parte do calendário escolar.
VOZ ATIVA
No encontro com os estudantes, o vereador apresentou a sua ideia e ouviu a opinião dos jovens sobre o tema. Ao final da audiência pública, os participantes definiram que haverá a busca pela instituição de um grêmio estudantil em cada unidade escolar, a criação de um plano de propostas para melhoria das escolas e a implantação de um grupo de estudos para que os próprios estudantes possam auxiliar os colegas no contraturno, ajudando no desenvolvimento de todos. A ideia é que os alunos tenham papel ativo nessas ações desenvolvidas pela comunidade escolar. “É um exercício de cidadania, convívio, liderança, comprometimento e responsabilidade”, pontuou o vereador. “Os estudantes precisam ter voz ativa e serem ouvidos”.
CAMPANHA
A menos de um mês das eleições, os candidatos vêm intensificando suas campanhas. E como já virou costume, muitos postulantes a uma cadeira parlamentar de outras cidades desembarcam em Mogi Mirim em busca dos votos dos mogimirianos. No último sábado, 3, quem deu as caras por aqui foi o candidato à reeleição como deputado federal por São Paulo, Eduardo Bolsonaro (PL), filho do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). Ele organizou um verdadeiro tratoraço pela cidade. O grupo saiu do posto RVM, na rodovia SP-340, e seguiu em direção a Rua Padre Roque. Em seguida, os apoiadores e militantes passaram pelo Complexo do Lavapés.