quinta-feira, novembro 21, 2024

DA FONTE

LAR, DOCE LAR…
As sessões da Câmara Municipal estão de volta e, para quem estava com saudade, a segunda-feira, 6, teve cenas que a plateia está acostumada. Como a “briga”, centímetro a centímetro, por assessores e “marqueteiros” dos vereadores, buscando o melhor posicionamento de seus assessorados diante do público. É a luta pela credibilidade popular! Ah, e tem sempre aquele tête-à-tête, como o que rolou entre os vereadores Ademir Souza Floretti Junior (Republicanos) e João Victor Gasparini (União Brasil). O que será os ‘pares’ tricotavam?

METRALHADORA
Outro hábito retomado foi de críticas do vereador Tiago Cesar Costa (MBD) à situação. Entre os alvos, a saúde, sobretudo a respeito da terceirização da UPA (leia mais abaixo). O edil fez comparações à vizinha Mogi Guaçu (SP), que repassou a gestão da Saúde à OS (Organização Social) Doutora Rita Lobato em julho de 2022 e, em novembro do mesmo ano, interviu judicialmente para a retomada da gestão. Além disso, pediu a decretação de sequestro e indisponibilidade de bens do instituto, obtendo da Justiça o bloqueio de R$ 14,3 milhões após manifestação do Ministério Público (MP). “Espero que OS’s e instituitos, em tese, sem fins lucrativos, não achem que vão bater em Mogi Mirim e lucrar nas costas do povo menos favorecido. Porque aqui tem vereador que fiscaliza e não vai passar pano pra governo incompetente e tirar o dinheiro daqui como fizeram em Mogi Guaçu”.

TERCEIRIZOU
A organização social Iafa (Instituto de Apoio à Família), a partir de agora, passa a administrar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Leste. O contrato foi assinado no dia 13 de janeiro e o objetivo principal da iniciativa, segundo contou a Prefeitura, é melhorar o atendimento de urgência e emergência à população. A “Nova UPA” terá um laboratório de análises clínicas próprio e laudo de raio-x por telemedicina. O Iafa ainda será responsável pela manutenção do prédio, móveis e equipamentos, além da aquisição de insumos e medicamentos.

A INSTITUIÇÃO
Fundado em 1994, em Osasco (SP), o Iafa é uma organização social de direito privado, sem fins lucrativos e de caráter social, que administra outras UPA’s, unidades de Atenção Básica de Saúde, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), prontos-socorros, maternidades, dentre outros estabelecimentos de saúde e assistência social.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments