DOSE DUPLA
As últimas duas segundas-feiras foram de sessões em dose dupla na Câmara Municipal de Mogi Mirim. No dia 5, a 18ª ordinária foi seguida pela 2ª extraordinária do atual exercício. Já no dia 12, nem mesmo o ‘Dia dos Namorados’ impediu que fosse convocada a 3ª extraordinária para após a 19ª ordinária do ano vigente. Projetos sempre com emendas, mostrando, em parte, que as comissões e os vereadores estão interessados nos PL’s, e, outra parte, que a tramitação tem sido mais lenta que o necessário, obrigando a convocação – regimental, diga-se de passagem – de sessões extraordinárias.
BARMINHADA
Por 15 votos a 1, nas sessões ordinária e extraordinária de segunda-feira, 5, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 2, de 2023, de autoria do vereador João Victor Gasparini (União Brasil). O PL, que institui no Calendário oficial de eventos do Município a “Barminhada” e dá outras providências, foi justificado por sua tradição, já somando mais de 10 anos de realização. Somente o vereador Ademir Floretti Junior (Republicanos) foi contrário ao PL.
ADEMM
Por outro lado, foi unânime a aprovação do Projeto de Lei nº 39, de 2023, de autoria do vereador Marcos Antonio Franco (PSDB). que declara de utilidade pública a Agência de Desenvolvimento de Mogi Mirim (Ademm). O projeto estabelece, em seu artigo nº 1, como objetivo da medida, o trabalho da entidade voltado ao Terceiro Setor, à formação de mão-de-obra, contribuindo com o desenvolvimento político, econômico, social e cultural no meio em que atua. O PL teve como base a Lei Municipal nº 3.810/2003,
CEBE
Na manhã de terça-feira, 6), estudantes do Centro de Especialização e Base Educacional (Cebe) conheceram a Câmara Municipal. As alunas e alunos estavam acompanhados das professoras Tainara, Natália, Renata e Elaine e foram recebidos pelos vereadores João Victor Gasparini (União Brasil) e Mara Cristina Choquetta (PSB). Eles ainda encontraram o atual presidente, o vereador Dirceu da Silva Paulino (Solidariedade), assim como Alexandre Cintra (PSDB), Ademir Floretti Junior (Republicanos), Joelma Franco (PTB), Marcos Gaúcho (PSDB) e Sônia Módena (PSD).
“EXTRA”
Em outra parte do encontro, os vereadores João Victor Gasparini e Mara Choquetta e as professoras ajudaram os alunos a organizar uma teórica sessão legislativa, para que eles vivenciassem um pouco como é ser vereador e também refletissem sobre questões do Município. Ao longo da sessão, eles votaram requerimentos sobre demandas de seus bairros e fizeram uma moção em homenagem às professoras da CEBE. Em seguida, discutiram e votaram um projeto de lei.