sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Dados apontam que Mogi Mirim já poderia estar na Fase Verde do...

Dados apontam que Mogi Mirim já poderia estar na Fase Verde do Plano SP

A Secretaria de Negócios Jurídicos destaca a iniciativa encampada pela Prefeitura quanto à manutenção do município na Fase 3 (Amarela) do Plano São Paulo, baseada em relatórios da Vigilância Epidemiológica sobre o novo coronavírus (Covid-19) entregues à Secretaria de Saúde.

Os dados apontam que durante as duas últimas semanas, a média da taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no município permanece abaixo de 50%.

Com relação ao índice de ocupação de leitos por 100 mil habitantes, o percentual é ainda menor: 23%, o que poderia se enquadrar na Fase 4 (Verde). Mogi dispõe de 20 leitos de UTI-Covid.

Já a taxa de contaminação está em 1,1 enquanto a de internação em 0,9. Ambas estão com o percentual enquadrado na Fase 3 (Amarela). O relatório indica ainda que a taxa de óbitos está em 1,01%.

A partir da análise desses dados, o prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB) optou por manter o funcionamento das atividades econômicas permitidos na Fase Amarela. A medida não exclui a manutenção das medidas de segurança sanitária no combate à Covid-19.

Dentre elas, destacam-se o uso de máscaras de proteção facial, a utilização de álcool em gel e a manutenção do distanciamento social – direcionadas a toda população.

Caso as instâncias jurídicas, como o Ministério Público (MP), solicitem as estatísticas, a Prefeitura irá apresentar toda a documentação que norteou a decisão do município em seguir na fase Amarela do Plano São Paulo.

MP de S. João questiona desrespeito ao Plano SP

Guto Urbini (chefe de Gabinete), Ederaldo Moreno (Secretário de Saúde), prefeito Carlos Nelson Bueno e Leonardo da Cunha (gerente adm. da Sec. de Saúde)

Esta semana, o Ministério Público de São João da Boa Vista ingressou ação civil pública solicitando a suspensão da permanência de municípios da Diretoria Regional de Saúde XIV (DRS-14) na Fase Amarela, visto que a região foi rebaixada para a Fase Laranja pelo Estado.

Mogi Mirim ainda não tinha sido notificada pelo MP até a publicação desta notícia.

O relatório da Vigilância em Saúde que norteia a posição da Prefeitura em manter o município na Fase Amarela está baseado na queda da taxa de letalidade enquanto a taxa de contaminação se encontra estável, o que mostra que o município está no platô da doença.

“Temos respaldo epidemiológico para nos mantermos na Fase Amarela. A nossa taxa de letalidade está em queda, e mesmo com o número de novos casos positivos aumentando, a taxa de contaminação se encontra estável”, justificou o gerente da Secretaria de Saúde, Leonardo Cunha.

Ele afirmou que o número de casos positivos tem tendência de crescimento em virtude das ações de testagem em massa, realizadas junto a grupos de risco.

“Estamos confiantes nas observações e nos números que temos para nos defendermos em caso de algum questionamento. Os números mostram que podemos justificar a permanência na cor amarela”, afirmou o chefe de Gabinete, Guto Urbini. (Da Redação)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments