
O empresário Danilo Zinetti, que é pré-candidato a prefeito pelo PSD, veio a público, através de sua página no Facebook, sugerir a implantação de medidas econômicas para a prefeitura e de saúde pública, nesse momento em que todos os esforços são para minimizar a situação de pandemia do coronavírus (Covid-19).
Em sua live no Facebook, Danilo, que fala como cidadão e ex-secretário municipal de Governo, aponta as seguintes medidas que entende ser importantes para a economia local.
* Cancelar nos próximos dois meses a cobrança de água e esgoto do comércio, indústria e de pessoas de baixa renda;
* Suspender a cobrança da taxa de licença, emitindo um novo prazo de pagamento para o final deste ano;
* Suspender as execuções fiscais para que não ocorram bloqueios judiciais;
* Colocar o vencimento das duas próximas parcelas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para os primeiros meses de 2021, lembrando que pessoas ou empresas que têm condições de pagar deverão pagar devidamente.
Danilo deixa claro, na sua live e no texto de apoio, que não é sua intensão estimular a inadimplência e, muito menos, a insolvência financeira da prefeitura.
“Como conhecedor da máquina pública mogimiriana, afirmo que a prefeitura tem possibilidades de desvincular valores, renegociar com seus fornecedores, cortar gastos desnecessários. Basta querer fazer, pois tem jeito sim”, comentou.
Ainda segundo ele, as obras já iniciadas e licitadas precisam continuar, como a obra no Laranjeiras, Domênico Bianchi, creches e UBS.
Saúde
Entre as medidas sugeridas por Danilo estão o suporte de higienização, alojamento e outros recursos, além de uma fiscalização mais intensificada nos supermercados, exigindo equipamentos de proteção básica para seus funcionários.
E mais:
* Disponibilizar um local, como uma escola municipal ou estadual que esteja sem atividades no atual momento, para que seja montado e organizado um espaço onde os funcionários da saúde que estão atuando diretamente nos serviços de combate a pandemia possam se higienizar antes de ir para sua residência;
* A administração pública deve disponibilizar um espaço que represente um dormitório, para que os funcionários da saúde possam optar caso decida permanecer e dormir nesse local.
* Para complementar esses agentes da saúde devem ter um atendimento digno, pois são considerados heróis neste momento, uma vez que que estão na linha de frente, atuando diretamente com a dramática situação. A administração pública também deve oferecer ajuda nos afazeres cotidianos como compras em supermercados e pagamento de contas.
* No caso do cansaço físico e mental mediante os esforços para conter a pandemia a Administração Pública deve oferecer profissionais na área de psicologia e fisioterapia a estes.
No caso dos supermercados, açougues e padarias, se faz necessário mais prudência na fiscalização junto aos proprietários desses estabelecimentos no sentido de oferecer para seus funcionários, máscaras, luvas e álcool em gel.
* Para melhor eficiência deve-se ter um funcionário aplicando álcool em gel nas mãos de todos os clientes na entrada de cada estabelecimento, bem como recipientes com o mesmo produto disponível em vários locais dentro da loja para os clientes.
Todas essas sugestões vão ser protocoladas na prefeitura para tomar ciência.
“Como conhecedor da máquina pública, fiz essas sugestões com consciência e com o intuito de ajudar a todos, pois a situação é grave no setor da saúde, bem como no setor econômico”, enfatizou, lembrando que tais sugestões não causam impacto na economia municipal, segundo ele. “Na atual circunstâncias, precisamos estar prontos para ajudar!” (Da Redação)