Depois de ter sido assaltado na segunda-feira, um supermercado localizado no Parque Real foi novamente alvo de roubo, na tarde deste sábado. Por volta de 13h, quatro homens encapuzados e armados entraram no supermercado, renderam clientes e funcionários, levaram valores em dinheiro e fugiram. A ação foi rápida, estimada pelo proprietário do supermercado em aproximadamente dois minutos.
Os ladrões chegaram em um veículo Siena, vermelho, produto de crime na cidade de Conchal. Ao entrarem no supermercado, ordenaram que todos deitassem no chão, enquanto levaram dinheiro do caixa e pacotes de cigarro. Uma das funcionárias passou mal e teve que ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A suspeita é de que o quarteto seja de Conchal. Isso porque, além de o Siena ter sido furtado no município conchalense, um dos homens utilizava uma camisa de um time de futebol amador de Conchal.
Um estudante de 18 anos, morador do Parque Real, que estava em um veículo do lado de fora do supermercado quando o quarteto chegou no Siena, foi levado à Delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento em função de uma suspeita de estar envolvido no crime. Isso porque, pelas imagens do monitoramento do supermercado, houve a suspeita de um movimento do jovem feito com a mão ter sido um sinal para os bandidos.
Em depoimento, o estudante alegou ter levantado as mãos quando visualizou os bandidos para mostrar que estava rendido. O jovem ainda explicou que havia parado em frente ao supermercado em função do sinal de um amigo, funcionário do estabelecimento. O sinal de parada tinha o intuito de que levasse algumas compras para a mãe do estudante. Em depoimento como testemunha, o funcionário do supermercado confirmou a versão do amigo. Além disso, imagens do circuito de segurança do estabelecimento mostram o funcionário realmente fazendo sinal de parada para o estudante.
Diante dos depoimentos e das imagens, a delegada Paula Dezotti liberou o estudante, também por considerar não haver elementos concretos, no momento, que apontem sua participação no assalto. O caso será investigado em inquérito policial.
Menores são apreendidos com réplica de fuzil, após roubo
Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidos em flagrante após o caso de roubo a um supermercado, na região da zona Sul de Mogi Mirim. O crime ocorreu no bairro Parque Real, à Rua Romeu Albani, por volta das 19h da última segunda-feira, dia 5. Um outro suspeito, de 19 anos, morador do Jardim Nazareth, também chegou a ser detido, mas acabou liberado porque não foi reconhecido pelas vítimas.
Uma equipe da Força Tática da Polícia Militar (PM), que localizou o trio, apreendeu um réplica de um fuzil 556, uma blusa azul, com capuz, três celulares, sendo um aparelho de uma das vítimas, e R$ 1 mil, valor levado do estabelecimento. O homem e os dois menores renderam funcionários e clientes do supermercado e roubaram, além do dinheiro e celular, um veículo.
Os suspeitos usaram o simulacro de fuzil para intimar as vítimas durante a abordagem. A ação foi rápida. Antes de deixarem o local, um dos assaltantes ainda pegou as joias que eram usadas pelos clientes, como correntes e alianças.
A localização
O sistema de rastreamento de um dos celulares das vítimas ajudou a polícia a chegar ao paradeiro do trio, encontrado no Condomínio Nazaré, na zona Norte. Policiais militares patrulhavam pela cidade quando foram informados a respeito do roubo ao supermercado e que os assaltantes teriam fugido em um Gol cinza, veículo de uma das vítimas.
Em seguida, as imagens do sistema de monitoramento foram repassadas aos policiais que, com as características dos suspeitos, reforçaram o patrulhamento, com apoio de equipes da Força Tática e da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam). Momentos depois, o sinal de rastreamento do celular indicava a localização do aparelho próximo ao condomínio.
Assim que chegaram ao local, os PMs viram que um dos participantes da ação correu. Era um dos adolescentes, identificado pelas roupas. Na sequência, auxiliados por moradores, policiais da Força Tática souberam que outros dois suspeitos estariam em um bloco próximo. Quando perceberam que seriam abordados, os dois rapazes se separaram e tentaram despistar os PMs, mas logo foram abordados.
O maior negou a prática do crime, enquanto o menor assumiu o roubo e apontou para uma blusa de moletom, azul, na qual estava embrulhada a réplica de um fuzil. O adolescente ainda contou que havia abandonado o Gol em uma rua próxima ao mercado. O carro estava aberto, com a chave no contato, e aparentemente sem danos. Na delegacia, duas vítimas reconheceram formalmente apenas os dois adolescentes, enquanto uma terceira vítima não identificou nenhum dos três suspeitos.
Diante dos fatos, a autoridade policial liberou da prisão o jovem de 19 anos, apontado como participante do roubo, e confirmou a apreensão dos menores infratores. O veículo Gol, o celular, bem como o dinheiro, foram recuperados e entregues às vítimas. Os adolescentes, residentes na zona Leste, ficarão à disposição da Justiça.