O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Mogi Mirim estão alertando a população sobre as ocorrências envolvendo a queda de árvores, como a que caiu na tarde desta quarta-feira, 28, na Praça Floriano Peixoto, o Jardim Velho, devido ao excesso de chuva ao longo do dia. Segundos os órgãos, a maioria dos chamados está relacionada a árvores caídas sobre vias públicas, fiações elétricas, residências, veículos ou edificações comerciais.
As chuvas, associadas aos ventos fortes, aumentam os riscos de queda, pois as folhas, na copa da árvore, tendem a acumular água, deixando-a mais pesada, e, consequentemente mais propensa a ser desestabilizada. Além disso, podas realizadas de forma irregular, sem um acompanhamento técnico, alteram a distribuição uniforme do peso das galhas, afetando o equilíbrio de sustentação dessa árvore.
A poda é realizada para manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito. Já o corte acontece somente quando há risco de acidentes, com a ressalva de que, para cada árvore cortada, outras duas devem ser plantadas, de forma a minimizar os prejuízos ao meio ambiente.
Telefones de urgência e emergência
Bombeiro 156 ou 38629474
Defesa civil 199