sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosDéficit calórico: a matemática do emagrecimento

Déficit calórico: a matemática do emagrecimento

Quando falamos de emagrecimento, é comum ouvirmos o termo “déficit calórico”. Mas, você sabe do que se trata? Cada indivíduo tem uma necessidade calórica diária para manter as suas funções vitais em repouso (respiração, batimentos cardíacos, funções cerebrais, etc). A esse valor energético damos o nome de taxa metabólica de repouso.

Toda e qualquer outra atividade, seja ela trabalhar ou se exercitar, exige do corpo ainda mais calorias para executar todas suas funções de forma adequada. Para entendermos sobre o déficit calórico, temos que entender sobre o balanço energético, que nada mais é que a matemática entre as calorias gastas por nosso corpo e as calorias que ingerimos ao longo do dia na nossa alimentação. Esse balanço pode ocorrer das seguintes formas:

Balanço energético neutro – É quando ingerimos a mesma quantidade de calorias que gastamos, causando a manutenção do nosso peso corporal;

Balanço energético positivo – Ingestão de mais calorias do que gastamos, causando assim o aumento do peso corporal por armazenar os nutrientes que estão sobrando;

Balanço energético negativo – Ingestão de menos calorias do que gastamos. É o que chamamos de déficit calórico, quando o corpo utiliza seus próprios estoques energéticos para manter o metabolismo funcionando.

Viu como fica fácil entender? Esta é a matemática do emagrecimento. Para que haja diminuição do peso corporal é necessário ingerir menos do que gastamos, deixando, assim, um déficit em calorias para que o corpo utilize outras fontes de energia. Você pode gerar déficit apenas diminuindo as calorias da sua alimentação ou aumentando a intensidade de atividades físicas ou até mesmo associar as duas coisas.

Mas como eu sei quantas calorias meu corpo realmente precisa? E como saber quantas calorias preciso reduzir para ter perda de peso? Essas questões devem ser tratadas com um profissional, que é o nutricionista. Ele vai fazer todo o cálculo necessário (de acordo com sexo, peso, altura, atividades físicas, etc.) e determinar qual é a caloria ideal a ser consumida para ter um emagrecimento saudável.

Fazer isso de forma aleatória pode prejudicar o corpo, sem contar que a diminuição de certos nutrientes pode causar deficiências e problemas de saúde. Com a ajuda de um bom profissional é possível comer de forma adequada, fazendo trocas saudáveis, sem restringir nenhum grupo alimentar e ainda assim ter um emagrecimento saudável.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments