sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Dengue no município já ultrapassa os 3,5 mil casos, segundo balanço

Dengue no município já ultrapassa os 3,5 mil casos, segundo balanço

Nesta semana, a Secretaria de Saúde confirmou 3.586 casos de dengue no município. Até a semana passada, eram 1.995 infectados pela doença. Anteontem, feriado municipal, as ações contra dengue não foram interrompidas. As atividades foram desenvolvidas como de costume e os pronto atendimentos na Santa Casa e na zona Leste, funcionaram normalmente.

No feriado de São José, atividades de prevenção da doença foram mantidas; agentes visitaram residências (Foto: Divulgação)
No feriado de São José, atividades de prevenção da doença foram mantidas; agentes visitaram residências (Foto: Divulgação)

Ontem, quando também não houve expediente na maioria dos órgãos municipais, visitas também foram realizadas pelos agentes comunitários de saúde.
A região Leste continua sendo a com o maior número de casos: 979, até o último levantamento, na quarta-feira, seguida pelas regiões Sul (907), Norte (690), Central (689), Oeste (278) e Rural (43).
Na semana passada, o Centro de Vigilância Epidemiológica de São João da Boa Vista informou que o sorotipo que está circulando na região de Mogi Mirim é o do tipo 1. Já nas cidades de Porto Feliz, São José do Rio Preto e Jales está circulando o tipo 2, na cidade de São José dos Campos é o tipo 3 e Rio Claro o tipo 4. Os sorotipos 2 e 3 são considerados mais virulentos.
O órgão orienta que as pessoas que estiveram nessas regiões estejam atentas, principalmente aquelas que já foram infectadas pela dengue, já que todos os sorotipos de dengue podem produzir formas assintomáticas (que não apresentam sintomas), brandas e graves, incluindo fatais. Os casos graves, geralmente ocorrem após a segunda ou terceira infecção.
“A segunda infecção por qualquer sorotipo da dengue é predominantemente mais grave que a primeira, independentemente dos sorotipos e de sua sequência”, informou a médica responsável pela Vigilância em Saúde, Anamaria Rímoli Gzvitauski.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments