A depressão afeta parcelas da população de todas as idades e de diferentes estilos de vida. A doença é a principal causa de incapacitação no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, (OMS). Felizmente, ela pode ser prevenida e tem tratamento. Mais do que isso: inúmeros estudos recentes que tratam sobre como vencer a depressão destacam o importante papel do exercício físico no combate ao transtorno.
A depressão é um problema psicológico e que consome grande parte da energia, impedido que a pessoa tenha força de vontade para realizar as tarefas do seu dia a dia. Até mesmo as mais simples das atividades, como ir ao supermercado, limpar o quintal, ou arrumar a casa, podem se tornar assustadora.
A perda de energia é uma das principais características da depressão. A prática do exercício físico é uma das melhores maneiras das pessoas deprimidas melhorarem o seu humor. Pode parecer absurdo, mas a prática do exercício físico gera energia. Sim!
O exercício físico liberta no cérebro substâncias, as endorfinas, que proporcionam uma sensação de paz e de tranquilidade, são neuromediadores ligados à origem do bem-estar e do prazer. Por ser um potente libertador de endorfinas, o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente e, faz falta, como faria qualquer outra substância associada ao prazer.
Uma caminhada, por exemplo, de 20 a 30 minutos, de três a cinco vezes por semana, pode ser uma grande ajuda para administrar melhor o stress. Contudo, é necessário que o ritmo de exercício seja adequado, pois um programa de atividade física que seja muito rígido e exigente pode deixar a pessoa ainda mais estressada.
Lembre-se sempre que o exercício físico contínuo tem benefícios tanto na esfera física como mental do ser humano, ao proporcionar uma melhor qualidade de vida. O segredo está em escolher uma atividade que seja agradável para quem a pratica, optando por uma modalidade na qual a pessoa se sinta bem e que realmente goste, para evitar a frustração.
Patricia Franco Rabello
[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física