sábado, novembro 23, 2024
INICIALCidadeDesassoreamento das lagoas do Complexo Lavapés é interrompido

Desassoreamento das lagoas do Complexo Lavapés é interrompido

Iniciado pela Prefeitura na primeira semana de novembro do ano passado, após anos de espera, o desassoreamento das duas lagoas do Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, o Lavapés, está interrompido. As obras, que seguiam a todo vapor, estão paradas e sem previsão de retorno. Nos últimos dias, a reportagem esteve no local e pôde notar que nenhum profissional atua na área, e as máquinas estão paradas. A situação propiciou ao complexo uma cena pra lá de curiosa.

Sem o trabalho adequado, a lagoa principal está tomada pelos chamados “alfaces da água”, que de tão verdes, faz lembrar um campo de futebol. Procurada, a Prefeitura não informou até o fechamento desta edição se a obra foi encerrada ou apenas suspensa, tampouco se existe algum prazo para que o trabalho volte a ser realizado.

Mais do que os alfaces da água, planta aquática caracterizada por ser flutuante e bastante rústica, tanto a lagoa principal como a menor acumulam lixo, como garrfaas pet, sacolas plásticas e demais resíduos. Embora a Administração Municipal não tenha se posicionado oficialmente, a reportagem apurou que a interrupção do desassoreamento pode estar ligada ao excesso de chuvas, o que acabou comprometendo o andamento dos trabalhos.

IMG_5037 - Cópia
Trabalho de desassoreamento havia começado em novembro. (Foto: Fernando Surur)

O curioso é que no local, a retroescavadeira e a draga estão paradas, quase em cenário de abandono, e a placa antes instalada pelo Poder Público em frente à lagoa com informações sobre a obra, teve o banner retirado. Somente a estrutura de madeira continua ali.

Os “alfaces da água” possuem coloração verde clara, e apresentam uma textura aveludada, limbo carnoso e piloso, que com características ornamentais, deixam as flores com bonito aspecto.

A limpeza
À época do início dos trabalhos, em novembro, a Prefeitura informou que seriam investidos para o desassoreamento R$ 1.499.935,51 na revitalização e na retirada dos bancos de areia que se formaram no córrego e nas duas lagoas, em trabalho feito pela empresa Santa Terra Construtora Eireli – EPP.

IMG_5043 - Cópia
Sem a realização de um trabalho adequado, a lagoa principal do Complexo Lavapés está tomada pelos chamados alfaces da água. (Foto: Fernando Surur)

As obras consistem na remoção de areia, terra e demais partículas que se desprendem das margens ou que são trazidas com as chuvas, por meio de equipamentos mecânicos, com graglines e escavadeiras hidráulicas e por equipamentos de sucção adequados, desagregador de fundos e hidrojato.

O objetivo é melhorar a vazão dos lagos, de modo a evitar que enchentes sejam causadas, além de contribuir com a melhoria da qualidade e da oxigenação da água, que afeta diretamente o ecossistema.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments