Na correria do dia a dia, cada vez menos as pessoas possuem o conhecimento do que é, e da importância da consciência corporal. É fato que, grande parte, passa a observar e “ouvir” seu corpo somente nos momentos de dor, doença ou quando não estão satisfeitas com a estética.
Consciência corporal é a capacidade de conhecer o próprio corpo, como ele funciona, quais suas limitações e condições físicas. Envolve também a identificação de sinais que o organismo expressa em momentos de alerta, para que se tenha a compreensão de qual a maneira ideal de realizar um movimento ou qual postura executar para evitar dores e lesões.
Essa incrível consciência do corpo está diretamente ligada à propriocepção, que é uma das habilidades que o corpo humano possui em reconhecer onde está uma parte do corpo sem usar a visão. Por exemplo, se fecharmos os olhos, ainda assim temos a capacidade de tirar a mão direita que segura o jornal para a leitura neste momento e coloca-la no nariz.
Ou seja, é a propriocepção que nos permite saber onde as partes do corpo estão, sem precisar olhar para elas. E qual a maneira de desenvolver a consciência corporal? Nesta resposta não tem novidade nenhuma: movimentando-se.
Colocando seu corpo em movimento, seja na prática da atividade física ou do exercício físico, começará a prestar atenção nas sensações e nas respostas aos estímulos que é dado ao seu corpo e, no repouso, também procure “sentir o estado” atual dele, até mesmo para enviar comando para que alcance o relaxamento ideal para aquele momento tão necessário.
Por isso é tão importante saber que, quanto mais atento você estiver com sua consciência corporal, mais domínio terá para identificar e evitar acúmulo de tensões, desconfortos, dores e até mesmo lesões. Podemos dizer que, ser consciente dos próprios movimentos, da postura e de como o corpo se movimenta, ajuda a ter mais qualidade de vida. Cuide de sua saúde: movimente-se diariamente!