Dois criminosos foram presos na tarde de quarta-feira, 24, sob acusação de roubo. Ambos já eram procurados pela justiça e foram descobertos pelas próprias vítimas de um roubo à residência, um dia depois do assalto.
O crime praticado pela dupla Emanuel Custódio dos Santos e Juelcil da Costa Rosa ocorreu na terça-feira, 23, no Jardim Boa Vista em Mogi Guaçu. Por volta das 19h daquele dia, Juelcil da Costa Rosa invadiu uma casa armado, rendeu os moradores e roubou uma carteira contendo documentos pessoais e dinheiro de uma das vítimas.
A ação foi rápida e, minutos depois, o bandido já estava fora da casa. Ele entrou em um Focus preto, onde seu comparsa Emanuel Custódio dos Santos o aguardava para a fuga. Antes de desaparecer da visão das vítimas, no entanto, Juelcil chegou a efetuar um disparo com a arma que tinha em mãos, atingindo um veículo.
O caso foi registrado como roubo consumado e seria apenas mais um nas estatísticas, se não fosse o inconformismo das vítimas. Dois dos jovens assaltados naquela noite tinham apenas uma pista dos criminosos: o carro utilizado por eles.
Com isso, os dois jovens – que são primos – passaram a procurar pelos bandidos nos bairros próximos ao Jardim Boa Vista. A busca começou logo na manhã de quarta-feira e, depois de rodarem algum tempo em busca dos assaltantes, como se fossem detetives, os dois acabaram encontrando os criminosos.
Os bandidos estavam no Focus preto e passaram a ser seguidos pelas vítimas do roubo do dia anterior. Mas, os assaltantes perceberam que havia alguém os seguindo e, por volta do meio dia, iniciaram fuga pela Rodovia SP-340.
Imediatamente, os jovens que perseguiam os assaltantes acionaram a polícia e o cerco foi fechado na pista sentido Campinas, com o intuito de deter os criminosos.
Após alguns minutos de perseguição, viaturas da Polícia Militar Rodoviária (PMR) conseguiram cercar a dupla. O Focus parou há poucos metros da base da PMR e os bandidos se renderam.
Com eles, os policiais encontraram um revólver calibre 38 com cinco cápsulas intactas, três aparelhos celulares, um relógio de pulso e R$ 187 em dinheiro. Tanto Emanuel Custódio dos Santos quanto Juelcil da Costa Rosa são moradores da cidade de Campinas. Ambos já têm passagens criminais e estavam foragidos da justiça.