sexta-feira, novembro 22, 2024
INICIALCidadeDez bairros da Zona Oeste recebem ação contra a dengue, neste sábado

Dez bairros da Zona Oeste recebem ação contra a dengue, neste sábado

Dez bairros da zona Norte recebem, neste sábado, mais uma ação contra a transmissão da dengue, zika e chikungunya. A ação faz parte da quarta Campanha Regional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, desenvolvida pela EPTV Campinas, afiliada da Rede Globo, e que tem a cidade como um de seus parceiros. A iniciativa envolve inúmeros municípios, e tem amanhã o “Dia D” de combate ao mosquito transmissor. O mutirão será realizado na zona Oeste, das 8h às 16h, nos bairros Santa Cruz, Vila Oceania, Jardim Mello, Vila Eunice, Jardim Califórnia, Jardim Santana I e II, Jardim Saúde, Jardim Aeroclube, Jardim Pissinatti na área delimitada entre a Avenida Brasil com as ruas Santa Cruz, Rio de Janeiro, Padre Roque e a Rodovia SP-340.

O objetivo é eliminar os possíveis criadouros através das visitas às residências, além do fornecimento de informações para as famílias não favorecerem a proliferação do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya com a estrutura encampada pelas pastas municipais.
Ainda em 2018, a Prefeitura instituiu a “Sala de Situação de Arbovirose” e, sob a coordenação da Saúde, todas as pastas municipais e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) devem propor ações de combate à dengue.

“Sala de Situação de Arbovirose” serviu para planejar medidas. (Foto: Divulgação)

Em um encontro realizado na última sexta-feira, a Vigilância em Saúde (VS) divulgou que, neste ano, houve 33 notificações de contágio pela dengue, sendo três casos positivos nas zonas Norte e Sul, uma mulher com 59 anos, uma criança com 10 e um homem com 46. Nos dois últimos casos, os pacientes são moradores de condomínios.

A VS alertou que as ações de combate ao mosquito, tanto pessoais quanto em grupo, devem ser adotadas diariamente. Medidas adotadas de maneira isolada, como a nebulização, não surtem o efeito de erradicar o Aedes, já que é necessária a destruição de criadouros para evitar a proliferação do mosquito.

Campanha
No dia 23 de janeiro, Mogi Mirim foi representado pela vice-prefeita Lúcia Tenório e pela secretária de Saúde, Rosa Iamarino, no lançamento da campanha regional, na sede da EPTV, em Campinas. A campanha faz parte de um projeto abrangendo as regiões de Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto e sul de Minas Gerais e, áreas de cobertura da emissora.

Escolas
O governo do Estado realiza nesta sexta-feira, o Dia D nas escolas estaduais, quando a Secretaria de Estado da Educação mobiliza mais de 3,5 milhões de alunos para uma grande caça ao mosquito em cerca de 5,5 mil unidades da rede educacional. Exposições serão organizadas para que crianças e adolescentes possam conhecer de perto todas as fases de evolução do Aedes Aegypti, por meio de um estande de amostras do mosquito e explicações de técnicos da Sucen.

Dicas para combater os focos do mosquito
Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada
Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água
Mantenha a caixa d’água bem fechada
Remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas
Lave por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa
Troque a água de vasos de plantas aquáticas e lave-os com água e sabão uma vez por semana
Vire todas as garrafas com a boca para baixo e evite que acumule água dentro delas
Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água
Encha de areia os pratos das plantas ou lave-os semanalmente
Lave semanalmente por dentro os tanques utilizados para guardar água
Não deixe água acumulada sobre a laje
Feche bem o saco de lixo e deixe-o fora do alcance dos animais

Fonte: Prefeitura

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments