sábado, novembro 23, 2024
INICIALVariedadesDezembro laranja: mês da prevenção contra o câncer da pele

Dezembro laranja: mês da prevenção contra o câncer da pele

MARCEL ALEX SOARES DOS SANTOS
@drmarceldermatologista

Dezembro Laranja é uma campanha nacional de prevenção ao câncer da pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em 2022, seu slogan é “Não espere até sentir na pele” e busca levar conhecimento e cuidado aos trabalhadores de áreas rurais e/ou que ficam expostos aos raios solares diariamente em virtude de suas profissões e no lazer. Consequentemente, foca também em pessoas que frequentam praias, cachoeiras, piscinas ou que estão constantemente em áreas ao ar livre.

A campanha de prevenção ao câncer da pele é fundamental e um pilar da SBD para se poder abordar essa doença que acomete milhares de pessoas, mas que ainda pouco se fala. Se pensar, então, em um país como o Brasil, que é tropical e onde diariamente as pessoas estão expostas aos raios solares, é preciso redobrar os cuidados e levar conhecimento para a população sobre todas as possibilidades de fotoproteção.

Aproximadamente 90% dos casos existentes são de carcinomas. Esses tumores têm letalidade baixa. Menos comum, o câncer melanoma é o tipo mais agressivo e, por este motivo, é o que causa mais óbitos.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no triênio 2023/2025, serão registrados, por ano, 9 mil novos casos de câncer de pele melanoma e mais de 220 mil casos de câncer de pele não melanoma.

Em todos eles, a exposição excessiva e sem proteção ao sol é o principal fator de risco que pode desencadear a doença, que pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida; como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele e perolado (brilhoso); ou como uma ferida que não cicatriza.

A prevenção ao câncer da pele pode ser feita diariamente e de forma simples. Entre as medidas recomendadas estão: usar chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares; evitar a exposição solar, sobretudo entre 9h e 15h; passar sobre a pele filtros solares com FPS 30 ou mais diariamente e não somente em horários de lazer; e consultar um médico dermatologista ao menos uma vez por ano para um exame completo. Prevenir é o melhor remédio! Em caso de lesões suspeitas, procure um dermatologista.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments