Nesta quinta-feira (19) a partir 19h30, será realizada mais uma live dentro da ação Cebe em Cena. A live será em lembrança ao Dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil em 20 de novembro.
A conversa da programação virtual, denominada Dia da Consciência Negra: luta e reflexão, será realizada por Lamira Oliveira, que é professora e educadora social, entre outras atribuições.
Além do diálogo, a programação incluirá a exibição de um vídeo inédito com o título Meu lugar de fala é este!, produzido pela Vidraça Cia. de Teatro, que já foi premiada em diversos momentos com trabalhos voltados para a reflexão sobre o racismo, e que aceitou o convite do Cebe para o evento.
Lamira Oliveira é professora da rede pública e educadora social, licenciada em Ciências Biológicas pela FIMI, Ciências Sociais pela UNAR, especialista em gestão pública pela UFJF, presidente do Conselho municipal dos Direitos da Mulher de Mogi Guaçu, membro do coletivo educacional de mulheres Maria Lacerda de Moura e coordenadora das PLP’s (Promotoras Legais Populares) de Mogi Guaçu.
O Dia da Consciência Negra é lembrado em território nacional em função da morte de Zumbi dos Palmares, que foi o líder do Quilombo dos Palmares, na época do Brasil colonial.
Zumbi é destacado como um importante nome para a resistência dos africanos no Brasil. O Quilombo dos Palmares chegou a reunir cerca de 20 mil habitantes.
A programação é realizada via Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio do Ministério do Turismo e Renovias Concessionária S/A dentro do Projeto Cebe em Cena. (Da Redação)