Um evento na Praça Rui Barbosa, na região central, que será realizado no próximo sábado, marca o Dia do Agricultor, celebrado mundialmente em 28 de julho. As atividades seguem das 8h às 14h, com a exposição de diversos alimentos, cultivados por produtores familiares locais, em 15 estandes. Entre os destaques estarão as culturas da laranja e o limão, além de verduras, legumes, fruticultura e também cortes de suínos, aves e peixes.

Segundo o secretário de Agricultura, Valdir Biazotto, Mogi Mirim é uma cidade agrícola e o objetivo do evento é exatamente apresentar à população o que a cidade produz. “Valorizar a coragem de quem fica na terra”, acrescentou. A ideia é também envolver as escolas municipais nessa iniciativa, trazendo as crianças para perto da realidade vivida no campo.
“Muitas pessoas desconhecem o caminho realizado desde a plantação até a compra do produto pelo consumidor final”, destacou Biazotto, durante entrevista à imprensa, na manhã da última quarta-feira, dia 18, na sede da pasta. Dois produtores da cidade, por exemplo, são responsáveis por exportar limão para toda a Europa. Apenas nessa cultura há a geração de 500 empregos diretos, desde a colheita até a exportação.
Na praça, ainda haverá a exposição de maquinários públicos de apoio ao agricultor, incluindo uma motoniveladora, equipamento adquirido recentemente pela Agricultura, apresentação musical e degustação de suco de laranja. Após o evento, todos os produtos expostos serão destinados ao Banco de Alimentos, órgão que redistribui os gêneros alimentícios para as entidades assistenciais do município.
De acordo com Biazotto, a Prefeitura colabora com os agricultores através dos serviços executados nas estradas rurais, do patrulhamento agrícola, das feiras dos produtores e com o serviço de inspeção municipal, que viabiliza valor agregado ao produto. A diversidade na produção alimentar é resultado do trabalho de programas de agricultura familiar, como o da Cooperativa dos Agricultores do Vergel (Coopervel), e da industrialização em larga escala.
Celebração
No domingo, dia 29, será promovida a tradicional missa e bênção dos agricultores, a partir das 7h30, na Paróquia Santa Cruz, na zona Oeste. Nos dois dias do evento, promovido em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), entidades e organizações rurais, haverá a distribuição de diversas espécies de mudas para a população.