É certo que as mulheres estão em uma crescente evolução de conquistas sociais pela igualdade de gênero. Ao longo da história, diferentes momentos marcaram a luta das mulheres por seus direitos na sociedade, os quais necessitaram de muito tempo e oportunidades para ganhar força e expressão. Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, símbolo da reivindicação da igualdade de gênero em âmbito internacional, dada sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.
No campo jurídico, se considerarmos que, até alguns anos atrás, a advocacia era uma profissão quase exclusivamente masculina, é possível afirmar que houve sim, uma grande evolução. Entretanto, existem alguns desafios para as advogadas. Nesse sentido, muito se fala em “empoderamento feminino” caracterizado pelo conjunto de propostas e ações para dar poder a mulher na sociedade, e, no sentido jurídico, com o intuito de abrir caminhos para que a mulher advogada ocupe espaços de liderança, com igualdade de oportunidades, remuneração, liberdade e acima de tudo, com o fim da violência, discriminação e coação sexual.
Nesse contexto, atualmente há escritórios formados exclusivamente por mulheres, que atuam de forma ampla nas demandas jurídicas, oferecendo como diferencial a afetividade e delicadeza na relação com o cliente, sejam eles empresas ou pessoas físicas. A visão moderna feminina, aliada ao acesso à informação, segurança no tratamento de dados e a determinação da mulher faz desse novo modelo de trabalho se destacar no meio jurídico.
Em nossa cidade, temos como exemplo, o recém-inaugurado escritório CGLP ADVOGADAS, composto pelas Sócias: Dra. Carolina Casadei, Dra. Denize Gonçalves, Dra. Gabriela Lima e Dra. Tatiane Pavarina, que trazem a representatividade feminina para a advocacia da nossa região, reforçando a almejada igualdade de gêneros e direitos.
A luta feminina por igualdade de direitos é uma história de persistência e coragem, que está longe do ideal, porém, essencial para a garantia da qualidade de vida e oportunidade para milhões de meninas, jovens e mulheres adultas que representam grande parte de nossa sociedade e também do nosso futuro.
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER! Que nossa força persevere!