É sabido que a alimentação influencia diretamente na nossa saúde. Por isso, é essencial manter uma dieta sempre equilibrada, rica em nutrientes e com o mínimo de consumo de produtos industrializados.
Infelizmente não há provas científicas de que a ingestão de certos alimentos possa curar o câncer, mas se usados de forma correta, podem amenizar os efeitos das doenças e contribuir muito para o bem estar de quem está passando por um tratamento tão agressivo.
Hábitos não saudáveis podem desencadear vários tipos de doenças, não só o câncer. O sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, a exposição excessiva ao sol e até uma alimentação desiquilibrada podem aumentar os riscos de desenvolvimento de alguns cânceres.
Alimentos industrializados e carnes processadas possuem alto risco para desenvolvimento de doenças oncológicas. Carnes vermelhas devem ser consumidas com moderação e o cuidado com o preparo do alimento também deve ser analisado, pois frituras e churrasco podem alterar a composição do alimento tornando, assim, um fator de risco para o desenvolvimento da doença (MUNHOZ et al., 2016).
Carnes processadas (salgada, defumada, fermentada, entre outras) são alimentos que podem aumentar o risco de câncer colorretal, uma vez que passam por processos que produz compostos cancerígenos.
As frituras também devem ser evitadas, pois estudos indicam que o óleo, quando submetido a altas temperaturas, podem liberar um composto químico chamado acrilamida, que aumenta o estresse oxidativo e a inflamação do corpo e está relacionada ao crescimento de células cancerosas.
Os alimentos refinados (farinha, açúcar, óleo, etc.) também se mostram entre os alimentos que aumentam a inflamação e o estresse oxidativo, podendo aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de ovário, mama e endométrio.
Alimentos enlatados também podem potencializar o desenvolvimento de câncer, pois muitas vezes estão armazenados em embalagens revestidas de BPA – Bisfenol A, que, quando dissolvido nos alimentos, pode causar desequilíbrios hormonais e alterações no DNA.
A melhor forma de reduzir o aparecimento do câncer é tendo hábitos saudáveis. Alimentação natural, consumindo alimentos ricos em betacaroteno, flavonóides, vitamina C, fibras e selênio (frutas, verduras, legumes, alimentos integrais e oleaginosas), evitando o máximo os produtos industrializados, consumindo alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos e eliminando os fatores de risco como sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, entre outros.