sábado, abril 19, 2025
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Dicas da aposentadoria pelo INSS

Após anos de prestação de serviço para uma empresa, finalmente, chega o tão sonhado momento da aposentadoria. Mas, se você quer evitar transtornos na hora de requerer a aposentadoria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é preciso ficar atento a algumas dicas simples ainda durante a vida profissional e que facilitam a concessão do benefício.

Antes de tudo, é indispensável que você verifique as suas contribuições. Ou seja, solicite o Cadastro Nacional de Informações Sociais, CNIS, para verificar se todas as contribuições estão sendo repassadas pela organização na qual trabalha ao INSS. Como esse procedimento é burocrático, você pode buscar ajuda de um advogado para que este analise e confira se todas as contribuições anuais estão corretas. Lembre-se de deixar guardado esse documento.

Aliás, é preciso programar o primeiro atendimento através do site do INSS ou pelo telefone 135. Depois da primeira avaliação do CNIS, você receberá uma senha, fornecida pelo INSS, para consultar o extrato sempre que necessitar. No caso de profissionais que são correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, estes podem verificar o CNIS através de seus bancos. Veja outras dicas para se aposentar com tranquilidade:

– Verifique se os dados do CNIS estão corretos. Todos os vínculos empregatícios devem constar no documento e o valor que recebe de salário também. Isso porque, em alguns casos, algumas empresas não repassam todas as contribuições ao INSS.

– Cuidar da carteira de trabalho também é essencial. Deixe guardado em uma pastinha todas as utilizadas no decorrer dos anos de trabalho. Ela é importante para que o INSS verifique todos os vínculos empregatícios ao longo dos anos. – Os holerites também devem ser arquivados para comprovar o salário recebido.

– Arquive o PPP (Perfil Profissiográfico Profissional), pois é a garantia de uma aposentadoria especial em decorrência de ter trabalhado em serviços desgastantes, exaustivos ou prejudiciais à saúde. Sem esse documento o profissional não consegue obter a concessão desse benefício.

– Trabalhadores autônomos e empresários devem redobrar os cuidados, precisam arquivar os comprovantes de contribuição à Previdência e no momento de solicitar a aposentadoria, deve mostrar todas as guias e carnês de recolhimento.

– Para obter os documentos de solicitação da aposentadoria, é preciso acessar o site do INSS. Na guia destinada aos agendamentos, existe a relação de todos os documentos necessários. No mesmo site, também é possível fazer uma simulação do cálculo da renda mensal.

Vale deixar claro que, em situações em que o trabalhador tenha perdido a carteira de trabalho, deve solicitar uma cópia do registro para a empresa que atuou. Esse documento irá servir para requisitar ao Ministério do Trabalho a reconstrução da carteira.

Publicado por Equipe Terceira Idade

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