Motivação é o fator que impulsiona as pessoas, fazendo com que ajam para atingirem seus objetivos. É aquela força interior que é capaz de manter-se ativa, mesmo diante das adversidades.
A motivação relacionada à prática regular de exercícios físicos deve se fazer presente dia após dia. É natural existirem momentos de pouca disposição, cansaço pela correria do cotidiano, desânimos por algum resultado esperado estar demorando mais tempo que o previsto, mas é fundamental manter o impulso motivacional ativo.
Manter-se desmotivado por muito tempo é preocupante, pois poderá fazê-lo desistir de suas metas e objetivos, além de o afastar de um estilo de vida saudável. Procure sempre buscar ferramentas para que a vontade em se dedicar à sua saúde seja renovada dia a dia. Não deixe a “peteca cair”.
Se perceber que as atividades da rotina diária geram indisposição para realizar o programa de exercícios no final do dia, transfira-o para o início da manhã, para que seja a primeira atividade a ser feita. Se não lhe for agradável praticar sozinho, encontre uma companhia agradável.
Procure se programar com horários específicos, assim faz com que considere um compromisso, porque é. Busque por atividades que você tenha prazer em praticar; estabeleça sim objetivos, mas respeite seus limites e não se cobre demais, cada um possui seu ritmo, suas necessidades e limitações.
E informe-se sobre a sua rotina de exercícios, para que servem, os cuidados necessários e o que deve fazer para alcançar realmente todos os seus benefícios. A prática regular de exercícios físicos precisa ser divertida, prazerosa e proporcionar, obviamente, todos os resultados positivos e cientificamente comprovados para a qualidade de vida ideal.
Procure sempre pela orientação de um profissional de Educação Física habilitado, encontre esta motivação dentro de você e a preserve definitivamente em sua vida!
Por Patricia Franco Rabello
[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física