Desde a madrugada deste sábado para domingo todos já adiantaram seus relógios em uma hora. É porque começou o Horário brasileiro de Verão. O que significa acordar mais cedo e dormir mais tarde. Mas cuidado, não deixe este novo horário afetar sua saúde.
Nosso corpo está acostumado a acordar e comer em horários específicos criado pela rotina. Isso significa que o novo horário diminui uma hora do nosso dia e aumenta o cansaço e a indisposição. Ao adiantar uma hora em nossa rotina diária abruptamente, forçamos o nosso relógio hormonal a mudar o seu funcionamento também. O problema é que esse relógio interior também precisa de umas duas semanas para se reorganizar.
A adaptação ao novo horário varia para cada pessoa, e pode levar de poucos dias, à bem mais do que duas semanas – e algumas pessoas podem até não se ajustar. Normalmente, após alguns dias acordando mais cedo que o habitual, cria-se um “débito de sono” no corpo e automaticamente passa-se a ir para a cama mais cedo.
As pessoas que menos sofrem com a mudança do horário de verão, são as que conseguem estabelecer uma rotina mais rápida de sono, alimentação e compromissos no horário novo. Essa adaptação pode começar no próprio fim de semana do adiantamento de horário.
Veja algumas dicas pra se adaptar melhor à mudança:
– Persista com sua rotina habitual (horários de sono, vigília e atividades) que, após alguns dias de fadiga e sonolência, você irá se adaptar ao novo horário
– Não durma durante o dia para compensar a noite “mal dormida”. Organize sua vida para conseguir finalizar suas atividades cotidianas mais cedo a fim de antecipar sua sonolência noturna
– Evite atividades estimulantes no começo da noite, como exercícios físicos, assistir filmes muito agitados ou mesmo trabalhar em algum projeto estressante.
– Fuja da luminosidade de computadores, tablets e celulares antes de dormir
– Não consuma bebidas energéticas antes de dormir, como café e chá preto
– Não se alimente muito à noite ou deite em jejum e evite alimentos pesados nesse período
– Procure gradativamente dormir mais cedo, assim você acostuma o seu relógio biológico aos poucos.
Apesar das controvérsias do horário de verão, depois que o relógio biológico se acostuma, quem é que não fica feliz ao sair do trabalho e, ao invés de ver a lua, se deparar com um dia de sol e poder aproveitá-lo mesmo que seja só um pouquinho?