Embora admita a importância do momento do time para o público comparecer ao estádio, o diretor de Marketing do Mogi Mirim, Paulo Amorim, trabalha para criar um vínculo emocional amplo e forte com a torcida independente de resultados. “Hoje o torcedor não expressa a paixão dele porque ele se sentiu esquecido, a gente está invertendo isso agora, estamos colocando o torcedor em primeiro lugar”, explica, frisando ser importante descolar o fator futebol da torcida. “Futebol é futebol, beleza, mas o mais importante é o torcedor. Isso que estamos mudando a forma de enxergar”, apontou.
O diretor de Marketing lembra o caso do Chelsea, da Inglaterra, que antes de ter sido comprado pelo bilionário Roman Abramovich, era um time sem resultados animadores, mas atraía torcedores por ser uma equipe da cidade de Londres. “Sempre teve torcedor. O cara vai lá, com aquele frio londrino, chuva londrina e canta os 90 minutos de pé. Resultado de campo é relativo, a forma como você abraça o torcedor é que faz a diferença”, ressalta.
Um indicativo de que o torcedor do Mogi não comparece em grande número mesmo com a equipe bem durante a competição ocorreu no Paulistão de 2012 e 2013. A torcida compareceu de forma maciça apenas na fase decisiva. Para Amorim, o resultado agora pode ser um plus a ajudar a levar torcedor por haver o canal do marketing, antes inexistente. “A forma do torcedor ser impactado é diferente, vai ser muito mais fácil atrair agora o torcedor”, explica.
Porém, Amorim explica que o calendário de marketing não depende do time em campo, pois o futebol vive de fases, oscilando entre bons e maus momentos. “Se tem um anúncio para sair no dia seguinte do jogo que a gente perdeu, o anúncio sai. Torcedor vai começar a se habituar a isso. Vai ter a corrida do Mogi, eu não vou deixar de ir porque o time perdeu sábado”, explica.
O diretor de marketing explica que torcedores sem perfil de ir ao estádio podem ser despertados pelas novas ações. O evento food truck, por exemplo, pode abrir as portas para famílias conhecerem o estádio. “Vamos dar mais motivos para o cara ter curiosidade de conhecer o clube”, explica.