
O Brasil vive momentos intensos de dificuldades. Desde o anúncio da chegada da Covid-19, em março do ano passado, todos os setores da sociedade foram profundamente afetados e, mesmo após um ano do início da infecção do vírus, nada melhorou nem voltou ao normal.
Ainda que, em 2020, diversas iniciativas públicas e privadas tenham sido implantadas para auxiliar os brasileiros em suas dificuldades, milhões de pessoas ainda estão endividadas.
De acordo com uma recente pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de brasileiros com dívidas atingiu o patamar de 66,5% em janeiro de 2021.
Se você possui dívidas acumuladas e quer organizar sua vida financeira, veja alguns caminhos para aliviar o orçamento:
Identifique quais são as dívidas. Para contornar o período de instabilidade financeira e retomar o controle do seu dinheiro é preciso elencar todas as suas dívidas. Com os valores em mãos será possível identificar quais são os maiores gargalos, as taxas de juros mais comprometedoras, o que pode ser pago com amortização, por exemplo.
O que leva seu dinheiro embora? Encontrar as brechas pelas quais o seu dinheiro acaba indo embora é um importante passo. Com o que você está gastando a mais? Cartão de crédito, anúncios de produtos no Instagram, dificuldade em dizer “não” e outros fatores podem ser os grandes vilões do seu orçamento, e precisam ser cortados.
Procure renegociar as dívidas. Tentar a renegociação é um caminho para colocar as finanças em ordem. Se você é uma pessoa elegível a soluções de crédito a taxas de juros menores, é possível pagar as dívidas mais comprometedoras à vista e obter amortização do valor. Outra forma é contatar a empresa e pedir um novo prazo ou condição diferenciada para o pagamento.
Defina os objetivos financeiros. Mais do que pagar dívidas, a relação com dinheiro passa por áreas emocionais. Portanto, é muito importante entender que ter uma vida financeira controlada vai além de ter dinheiro no fim do mês, mas está diretamente relacionada com a construção de algo maior, normalmente um sonho ou projeto. Por isso, defina seus objetivos financeiros e trabalhe, também, para alcançar suas metas.
Comece a poupar todos os meses. A confirmação de uma vida financeira organizada não é apenas ter todas as contas pagas, mas também ter uma reserva para imprevistos e outras situações. Por isso, comece a poupar dinheiro, ainda que seja pouco. Fazer dessa atitude um hábito irá expandir sua forma de se relacionar com o dinheiro e contribuirá para o alcance dos projetos desejados. (Da Redação)