terça-feira, abril 22, 2025
INICIALOpiniãoEditorialDo samba ao rock: pluralidade em pauta

Do samba ao rock: pluralidade em pauta

Positivas. Essa é a palavra que define as ações culturais que estão sendo realizadas em Mogi Mirim. O secretário da pasta de Cultura e Turismo, além de Esporte, Juventude e Lazer, Marcos Dias, o Marquinhos, não para um minuto, realizando ações que estão realmente tirando a área cultural da inércia, que foi uma situação recorrente nos últimos anos. No último final de semana, dois pontos marcantes: no domingo, de um lado da cidade, o evento Domingo do Samba ocorria e agradava os amantes do estilo.

Várias pessoas se divertiam ao som dos pandeiros, bumbos e cavaquinhos, em um movimento que já vem se tornando tradicional em Mogi Mirim, no Teatro de Arena, zona Sul. Já na área Central, na mesma data, o Centro Cultural era “point” dos apaixonados pelo rock durante mais uma edição do Festival de Inverno de Mogi Mirim, o Festimm, organizado e realizado pela Banda Lyra Mojimiriana, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Obviamente, quem acompanhou a estreia do Festimm, no final da última semana, sabe que não foi só o rock que movimentou a estrutura do festival, mas uma programação intensa que contou com variados estilos. Neste final de semana, não será diferente, com uma programação diversificada.

É interessante destacar o quanto a pluralidade se mostrou em pauta, tomando como exemplo o último final de semana. Duas localidades, recheadas com cultura e, mais, com estilos diferentes e para variados gostos. A Banda Lyra Mojimiriana, representada pelo maestro Carlos Lima, sempre foi importante no sentido de divulgar e incentivar as diversas vertentes musicais, e o importante é que agora parece ter um forte aliado na garantia da pluralidade, com a gestão de Marcos Dias. As parcerias são mais do que necessárias, pois como diz o escritor Machado de Assis, no texto chamado Um Apólogo, o que seria da linha se não houvesse a agulha, ou vice-versa? É preciso integração!

Outra situação importante e positiva, ocorrida no último mês, foi a secretaria de Cultura ter investido esforços na publicação da lei de n° 5.969, que criou o Sistema Municipal de Cultura de Mogi Mirim e que, com isso, pôde colocar em andamento a criação do novo Conselho Municipal de Política Cultural na cidade. Para finalizar, saiba que o inciso IV, da lei em questão, ainda afirma que cabe ao Poder Público planejar e implementar políticas públicas para “reconhecer, proteger, valorizar e promover a diversidade das expressões culturais presentes no município”.

Logo, o exemplo das ações citadas acima vêm ao encontro do que pede a lei. Ainda estamos em meados de 2018 e até o final do governo atual muitas águas vão rolar. Que essas águas possam garantir solos férteis, longe de preconceito e que garanta “trocas e diálogos”, o que também determina a lei aprovada em junho.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments