sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosDois livros com muitas histórias – Nº 713

Dois livros com muitas histórias – Nº 713

Neste mês foram lançados dois livros que contam muitas histórias sobre Mogi Mirim e seu povo, variados assuntos referentes ao século passado e envolvendo nossa cidade e a população da época.

“Bravos boiadeiros e tropeiros”

De tripla autoria: Messias Botelho Urbini, Jane do Rosário Longato Urbini e Carlos Eduardo Moraes de Oliveira. O conteúdo da obra literária é sobre uma atividade que está em extinção em grande parte do território brasileiro – boiadeiros e tropeiros.

A história tem como personagem principal o capitão Fiuzza, muito popular em Mogi Mirim na primeira metade do século passado, quando exerceu atividades ligadas a boiadas e tropas condutoras de mercadorias.

Em minha meninice presenciei a passagem de muitas boiadas pelas ruas centrais de Mogi Mirim, algo comum na época. Alarmada, a população se trancava em suas casas temendo ser atingida e pisoteada pelos animais que invadiam desordenadamente as ruas.

Como toda criança, eu, ingenuamente, às vezes ficava na calçada observando a boiada passar, até ser chamado pelos gritos de minha mãe. “Menino, saia já da rua que vem vindo boiada!”

Da janela eu presenciava o capitão Fiuzza conduzindo a boiada, montado em seu tordilho e com roupas características. O livro foi um legado post-mortem de meu amigo Messias Botelho Urbine e terminado por sua esposa e primo. A leitura é sensacional!

 

Memórias Mogimirianas – Volume 3

Em sequencia à série, o terceiro volume contém 14 capítulos abordando fatos históricos de Mogi Mirim e seu povo. No texto, as biografias de personagens mogimirianas do passado, como: Conde de Parnaíba, Coronel Leitão, Ibrantina Cardona, Dr. José de Abreu Prado, Antônio Pinto Lima, João Baptista Peres Marques (Nico Peres) e Francisco Bueno Neto (Chico Neto).

São facilitados aspectos da cidade nos chamados “Dois Anos Dourados”, o enfrentamento das epidemias passadas e da atual Covid-19; o histórico da introdução do futebol em Mogi Mirim e os 118 anos do Mirim Esporte Clube.

Contém ainda uma relação das extintas indústrias e do comércio do século 20. Não faltando curiosidades, causos mogimirianos e uma série de fatos ocorridos no período de 1950 a 1980, revivendo nomes, instituições, tradições do povo e muitos outros assuntos. Todos os dois livros já estão à venda nas bancas e livrarias/papelarias da cidade.

Livros – História de Mogi Mirim e Região

Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas | 512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional | 278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas | 260 páginas e 47 fotos

Pontos de venda em Mogi Mirim

– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso

Pontos de venda em Mogi Guaçu

– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments