sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueDom Luiz Gonzaga é nomeado novo bispo da Diocese de Amparo

Dom Luiz Gonzaga é nomeado novo bispo da Diocese de Amparo

Dom Luiz era bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (Foto: Divulgação/Diocese de Amparo)
Dom Luiz era bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (Foto: Divulgação/Diocese de Amparo)

O Papa Francisco nomeou, na manhã da última quarta-feira, Dom Luiz Gonzaga Fechio como o novo bispo da Diocese de Amparo. Um comunicado oficial sobre a transferência de Dom Luiz, que era auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), foi emitido pela Cúria Diocesana de Amparo em sua página oficial na internet.

De acordo com o comunicado, a diocese estava sem um bispo – o chamado período da Sé Vacante pela Igreja Católica – desde o dia 27 de maio do ano passado, quando Dom Pedro Carlos Cipolini foi transferido, também por Francisco, para a Diocese de Santo André a fim de substituir Dom Nelson Westrupp, que pediu renúncia do cargo por limite de idade, conforme prevê o Código de Direito Canônico.

Neste intervalo de tempo, o colégio de consultores da diocese elegeu o padre Pedro Maia Pastana como administrador diocesano até a nomeação do novo bispo. Em entrevista ao O POPULAR, padre Nelson Demiciano, vigário da Forania São José, afirmou que a nomeação, já esperada, veio em momento oportuno para a Diocese de Amparo. “Não só eu, como todos nós, esperamos recebê-lo de coração aberto para que juntos possamos evangelizar”, destacou.

Recado
Em mensagem postada na página da diocese, Dom Luiz, que será o terceiro bispo de Amparo, pediu apoio dos padres, colaboradores do seu ministério, dos diáconos, religiosos e religiosas, e também das autoridades, na prática do bem comum e reforçou o desejo em servir.

“Sinto-me gravemente comprometido à missão de ensinar, governar e santificar este precioso rebanho, no intuito de oferecer minha colaboração, sempre contando com a graça de nosso Bom Deus. Com grande consideração a Dom Francisco José Zugliani, bispo emérito, a quem substituí na Paróquia e no Propedêutico, quando ele foi nomeado como primeiro bispo de Amparo, e ao meu estimado ex-professor na PUC-Campinas, Dom Pedro Carlos Cipolini, agora bispo diocesano de Santo André e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, em nossa Igreja no Brasil, peço a oração de cada ovelha deste rebanho para que eu possa corresponder ao que o Bom Pastor deseja de mim”, declarou.

opm090116c0106PB

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments