O governador João Doria (PSDB) recuou e anunciou nesta quarta-feira (3), a suspensão de restrições temporárias do Plano São Paulo no final de semana. Ou seja, o comércio e restaurantes podem abrir no final de semana.
Até então, comércios não essenciais, que não funcionaram no último final de semana, também não funcionariam no próximo final de semana.
A medida foi anunciada durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes e a justificativa foi a melhora de indicadores de controle da pandemia em todo o Estado.
Com isto, Mogi Mirim já pode liberar atendimento presencial em comércios e serviços não essenciais, das 6h às 20h. Durante a semana, os restaurantes também podem funcionar até as 20h. Os bares, na Fase Laranja, seguem sem o consumo no local.
“Tivemos, felizmente, queda no número de internações tanto em leitos primários como os de UTI, o que nos permite suspender a decisão de fechamento de atividades econômicas já neste final de semana”, justificou Doria.
A redução de hospitalizações por Covid-19 foi de 11%.
“Isto, porém, não deve compreender falta de cuidado e de atenção para que as pessoas estejam protegidas, assim como funcionários dos estabelecimentos”, reforçou o governador.
Regras de Funcionamento
Na etapa Laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade, com início às 6h e encerramento às 20h.
Os parques também estão liberados nesta fase.
A venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência só pode ocorrer entre 6h e 20h. Somente a partir da Fase Verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem restrições.
Uma nova reclassificação do Plano SP está prevista para esta sexta-feira (5) com vigência a partir da próxima segunda (8). De acordo com a classificação atual, 82% da população do Estado está na fase Laranja, e 18% na Etapa Vermelha. (Da Redação)