quinta-feira, novembro 21, 2024
INICIALOpiniãoArtigosDormindo com o inimigo

Dormindo com o inimigo

Uma dúvida de muitos é: como posso manter minha mente livre do negativismo e da irritabilidade? Assim como conseguir enxergar com bom humor as coisas, mesmo nas horas mais difíceis?

Bom, simples não é. E se alguém tiver uma receita mágica, é só me avisar, rsrsrs.

Antes de mais nada, precisamos saber a diferença entre entender e compreender:

Entender nós entendemos tudo, sabemos de tudo, mas não conseguimos colocar nosso entendimento em prática, pois isso é compreensão, é a habilidade de viver tudo aquilo que sabemos. Mas por que saber disso?

Bom, vamos começar por algo simples. Você entende que precisa dormir cedo? Que não pode ficar com o celular na cama vendo as redes sociais e adormecer com isso em seus pensamentos? Que para uma boa noite de sono, precisamos, pelo menos, de 30 minutos antes sem internet e televisão?

Ok, então por que não coloca isso tudo em prática?

Posso aqui dizer que 50% da sua irritabilidade e mau humor provém de noites mal dormidas. Você sabia disso? Sim, eu sei que sabia, então por que não seguir o caminho daquilo que lhe fará bem? Porque está viciada(o) em viver a vida dos outros e assim a sua não sai do lugar. Lembre-se, “dê a sua mente e corpo o que eles precisam e não o que eles querem”.

Hábitos saudáveis nas alimentações sabemos que nos ajudam e muito, assim como em nosso bem-estar e agora saiba que tão importante quanto comer, é dormir, pois é no sono que nossos hormônios são restabelecidos para uma melhor cognição posterior. É no sono profundo, o que se chama de sono REM, que conseguimos melhorar nossa memória, nossa cognição e consequentemente o aprendizado diário e assim nosso bom humor e positivismo. Isso funciona melhor nas crianças e adolescentes, mas saiba que o relaxar é fundamental para qualquer idade. E como fazer isso:

– Preste atenção nos seus pensamentos e sempre que vier uma forma negativa de pensar e/ou de preocupação, afaste esse pensamento trazendo algo bom à sua mente.

– Busque se concentrar em algo bom como uma boa leitura, uma oração e até mesmo um estudo, por que não?

– Se por algum motivo um pensamento em forma de diálogo começar a surgir em seus pensamentos, uma conversa interna que seja, leve-se junto com seu “interlocutor interior” para o aqui e agora e entenda que, neste exato momento, não tem o que ser feito, a não ser dormir e ficar bem para resolver o que for importante amanhã. Mas amanhã, pois agora é hora de dormir, rs.

– Elimine a curiosidade e seja autêntico e firme consigo mesmo, você precisa disso. Você é dono dos seus pensamentos e não eles de você, por isso gosto muito daquela frase que diz: “Ou você domina seus pensamentos ou eles dominarão você”.

Pense nisso!
Flávio Campos

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments