sexta-feira, novembro 22, 2024
INICIAL☆ DestaqueDroga Raia começa a funcionar 24 horas daqui 45 dias

Droga Raia começa a funcionar 24 horas daqui 45 dias

Em 45 dias Mogi Mirim voltará a ter uma farmácia funcionando durante as 24 horas. A escolhida foi a Droga Raia, localizada na Praça Rui Barbosa, Centro da cidade. O anúncio foi realizado pela Prefeitura, que intermediou uma solução junto a representantes de farmácias privadas, na tarde de ontem, e chega após o Ministério Público cobrar do Executivo uma rápida solução para a questão, alvo de reclamação dos munícipes desde o fechamento da Drogaria Familiar, em novembro, que passou a funcionar até às 23h. A Droga Raia solicitou a concessão de prazo de um mês e meio, a fim de iniciar os trâmites para cumprimento das exigências legais, contratação de novos funcionários e regularização perante o conselho da classe. Ela funcionará das 23 às 6h pelo período mínimo de seis meses.

Além da promotoria, a Prefeitura atende ao requisito da lei 5991/73, que pede o funcionamento dos estabelecimentos farmacêuticos em esquema de plantão, 24 horas por dia. Uma reunião na segunda-feira foi realizada na Secretaria de Saúde, conduzida pelo secretário Gerson Rossi Junior, e pela Procuradora Jurídica, Marília Bernardi Alves Bezerra.

IMG_7117
Droga Raia fica ao lado da Drogaria Familiar, no Centro, e que atendia 24 horas. (Foto: Fernando Surur)

O encontro contou com a participação de 12 representantes de farmácias da cidade, de um total de 17 estabelecimentos farmacêuticos cadastrados no município: Drogaria Familiar, Drogaria Ladeira São Benedito, Drogaria São Paulo, Drogaria Couto Rodrigues, Drogaria União, Drogaria Gi, Farmasete, Drogaria Danielli, Farmácia Santa Cruz, Raia Drogasil, Viva Farma e Farmáxima Brasília.

Segundo a Prefeitura, houve um consenso entre os representantes de que a Droga Raia assumisse o plantão 24 horas. Por meio de seus representantes, a Drogaria São Paulo, que fica na esquina entre as ruas Padre Roque e Padre José, também manifestou o interesse em aderir ao sistema de plantão, o que ainda não foi definido.

Segurança

A Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) informou à reportagem que nos últimos 15 dias promoveu uma pesquisa com proprietários de farmácias pela cidade, localizadas tanto no Centro como nos bairros, e que o quesito segurança apareceu no topo da lista entre os principais motivos que afasta o funcionamento dos estabelecimentos durante as 24 horas. E neste ponto a Prefeitura promete jogar junto com os estabelecimentos. A Secretaria de Saúde se comprometeu a acionar a Secretaria de Segurança Pública, requisitando reforço nas imediações do estabelecimento pela madrugada, no caso, na Droga Raia.

A Acimm informou ainda que além da segurança, os proprietários de farmácias alegaram o custo com o pagamento de adicional noturno para os funcionários e a falta de profissionais como fatores contra a abertura durante a madrugada

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments