sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Drone pode ser utilizado em buscas de focos do mosquito da Dengue

Drone pode ser utilizado em buscas de focos do mosquito da Dengue

A Prefeitura de Mogi Mirim poderá recorrer na próxima semana a utilização de um veículo aéreo não tripulado, chamado de Drone, para buscar focos do Aedes aegypti, o mosquito da dengue. Segundo a Secretaria de Saúde, um projeto piloto deve ser feito e, caso surta resultados satisfatórios, poderá ser utilizado por mais vezes.

Projeto piloto deve ser feito pela Secretaria da Saúde em locais com maior incidência da doença pela cidade (Foto: Reprodução)
Projeto piloto deve ser feito pela Secretaria da Saúde em locais com maior incidência da doença pela cidade (Foto: Reprodução)

“Iremos fazer uma listagem de locais onde há mais incidência da doença e sobrevoar para buscar focos que nossas equipes não conseguiriam enxergar. Tem que dar resultado”, disse o secretário de Saúde, Gerson Rossi Junior. Caso o equipamento seja utilizado, Mogi Mirim, ao lado de Limeira e Santos, será um dos municípios pioneiros a utilizar a nova tecnologia.
Paralelamente a isso, as ações para o combate à doença estão acontecendo de segunda a sábado, com a visita de agentes comunitários de saúde, agentes de vetores e realização de nebulização nos dias de semana e, aos sábados, com equipes da Limpeza Pública, em mutirões pelos bairros, eliminando focos do mosquito. Juntos, os funcionários da Saúde somam 110 profissionais, aproximadamente.
Dados divulgados anteontem pela Prefeitura, dão conta de 537 casos confirmados. Na semana passada, eram 311, um aumento de 226 casos em apenas uma semana.
A orientação é que, em caso de suspeita da doença, a pessoa inicie imediatamente a hidratação oral, bebendo água, e procure assistência médica nas Unidades Básicas de Saúde. Caso os sintomas apareçam no final de semana ou a noite, o Pronto Atendimento deve ser procurado.

 

Mutirão acontece hoje, nas zonas Leste e Norte

Hoje, o mutirão de conscientização e visitas residenciais acontece nos bairros Jardim do Lago, Linda Chaib, Sehac, CDHU, Vila Dias, Vila Universitária, Flamboyant, Novacoop e Jardim Scomparin, nas zonas Leste e Norte, das 8h às 17h.
O trabalho é realizado pelos funcionários da Secretaria de Saúde e demais secretarias municipais, que envolvem cerca de 140 pessoas. Essas ações complementam as vistorias, nebulizações e conscientizações realizadas durante a semana.

 

Cidade não registra mortes pela doença

Apesar da gravidade da situação que a cidade atravessa, o município ainda não registrou morte por dengue, contrariando boatos de que uma mulher de 28 anos teria morrido em decorrência da dengue, na madrugada de terça-feira. A suspeita foi descartada.
Funcionária de um supermercado, a mulher estaria com sintomas da doença há quatro dias, segundo familiares. No entanto, segundo informou a Secretaria de Saúde, um exame foi realizado na Santa Casa de Misericórdia e o resultado foi negativo.
A morte teria sido por septicemia, que consiste em uma infecção generalizada grave que se espalha por todo o corpo, causando sintomas como febre e respiração rápida.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments