sábado, abril 19, 2025
INICIAL☆ Destaque 2Duas mulheres morrem com suspeita de gripe; vacinas esgotam nas UBSs

Duas mulheres morrem com suspeita de gripe; vacinas esgotam nas UBSs

Duas mulheres, de 39 e 74 anos, morreram com suspeita de gripe, causada pelo vírus Influenza. A Prefeitura confirmou a informação, na última terça-feira, dia 17, e aguarda a conclusão dos exames. Os casos estão sob investigação desde a semana passada. As vítimas eram moradoras do Jardim Primavera II, na zona Norte, e do Jardim Áurea, região central da cidade, respectivamente. Ainda de acordo com a Administração Municipal, outros quatro casos de contaminação com o vírus da gripe apresentaram resultado positivo.

Entre os meses de maio e junho, dois homens, de 70 e 54 anos, residentes nos bairros Maria Beatriz e Parque Real, foram contaminados com o vírus H3N2, sendo que o munícipe mais idoso possuía doença crônica, enquanto uma mulher de 59 anos, do Jardim Aurora, foi diagnosticada com H1N1. Ela chegou a ser imunizada, mas os sintomas surgiram antes que a vacina fizesse o efeito esperado, o que ocorre apenas depois de 30 dias da aplicação.

A quarta ocorrência é referente a uma menina de 6 anos, moradora da Vila Oceania, contaminada com o Influenza B. Segundo o Executivo, todos os pacientes passam bem. No total, Mogi Mirim já notificou 33 casos, em 2018, dos quais 27 foram considerados negativos. Os dados constam no relatório divulgado pela Vigilância em Saúde (VS), na segunda-feira.

Vacinas esgotam e Saúde pede reposição à Regional de Saúde

A Vigilância em Saúde (VS) solicitou à Divisão Regional de Saúde (DRS) XIV, de São João da Boa Vista-SP, a reposição das vacinas contra a gripe no município. Isso porque, na quarta-feira, as doses já haviam esgotado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) devido à intensa busca dos munícipes pela imunização. A Administração informou que há reserva de doses, contudo disponível apenas para as crianças e idosos. A coordenadora da VS, Joalice Franco, aguarda um posicionamento da DRS e recomendou que sejam tomadas medidas de prevenção à doença (Veja o quadro abaixo).

A vacina é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Como o Ministério da Saúde encerrou o prazo destinado aos grupos prioritários, a vacinação foi aberta a toda população. Cada UBS possui um horário específico para aplicar a dose. A nova metodologia de imunização tem por objetivo a adoção de critérios preventivos quanto ao contágio com o vírus Influenza A e B.

Saiba mais
A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção: crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Nesta situação, denominada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), é obrigatória a notificação às autoridades de saúde.

A transmissão do vírus Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A Influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do país.

Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade, possuem um risco maior de desenvolver complicações. Muita gente não sabe, mas a gripe pode ser causada pelos vírus Influenza A, B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clínica. Estima-se que, em média, as cepas A causem 75% das infecções, mas em algumas temporadas, ocorre predomínio das cepas B.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments