O paciente Vitório Cemolini Neto reclama que no dia 11, esperou atendimento das 17h30 às 21h15 na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Santa Clara, mas o clínico geral não apareceu e nem mesmo foi comunicada a ausência. A consulta já estava marcada já mais de um mês.
Já o paciente Pedro Laurindo reclamou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Seac II fecha muito cedo, às 16h, o que faz diversos pacientes que aguardam para marcar consulta irem embora sem o objetivo atingido.
Laurindo também pede que sejam colocadas lombadas em frente à escola estadual Professor Antonio José Peres Marques em função da ocorrência de rachas de carros em frente à unidade escolar, o que diz acontecer à noite, além de motos ficarem empinando nas imediações.
A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que a Secretaria de Mobilidade Urbana deve vistoriar o local na próxima semana para analisar a possibilidade de atender a solicitação de implantação de uma lombada.
Em relação às reclamações de saúde, até o fechamento desta edição, a Prefeitura não havia apresentado um posicionamento.
Saúde responde reclamações
A Secretaria de Saúde respondeu às reclamações referentes a Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Sobre o funcionamento da UBS do Seahc II ser até às 16h, a Secretaria esclarece que não havia recebido qualquer tipo de questionamento neste sentido até então. Explicou ainda que o horário de fechamento, que antes ia até às 17h, foi antecipado devido à pouca demanda. Por outro lado, observou que mesmo quando permanecia aberto até às 17h, o horário de agendamento era padronizado até às 16h. A UBS agenda consultas das 8h às 11h e das 13h às 16h. O agendamento pode ser feito por terceiros se estiverem munidos do cartão da UBS ou cartão SUS do usuário, assim como documento pessoal.
Em relação à reclamação do paciente Semolin Neto sobre a falta de um médico, a Secretaria informou que no dia seguinte o paciente foi atendido por outro profissional.
NOTA DA REDAÇÃO
O paciente não ficou satisfeito com a mudança, pois desejava atendimento com o outro médico e por ter ficado esperando a consulta das 17h30 às 21h15 no dia anterior, sem ser informado da ausência.