POR FLÁVIO CAMPOS
@flaviocamposwt
Você sabia que o arrependimento faz com que você avance na vida e cresça como nunca imaginou? Sim, isso mesmo, o arrependimento é diferente da culpa, em que esta nos aprisiona. O arrependimento nos faz crescer e aprender a dizer o tão famoso NÃO.
Quando fazemos algo do qual não gostamos do resultado ou da forma que agimos, a primeira coisa que vem é a culpa, certo? (bom, isso para quem tem valores morais e éticos). Então é bom saber que a culpa lhe aprisiona no momento do acontecido e, se este foi há mais de 20 anos e ainda não se arrependeu, deve estar presa naquele exato momento até hoje.
Para lidar com isso é preciso se arrepender, mas como fazer isso? Confira algumas dicas em um quadro nesta página. Enfim, ao sentir qualquer tipo de culpa, se arrependa dela. Somente assim poderá sair de onde está presa e, desta forma, conseguir seguir sua vida, conquistar os seus verdadeiros sonhos.
Seu tempo de colheita chegou, mas só conseguirá colher seus frutos se entender que precisa parar de plantar um pouco. Ou seja, se continuar tendo as mesmas atitudes, teus frutos todos apodrecerão no pé, ou, outras pessoas irão colher tudo o que vem plantando há anos e mais uma vez deixará de melhorar de vida.
E assim continuará culpando seu destino e não suas atitudes de vítima em uma vida que, para ser vivida, precisa estar no momento presente. DEIXE DE VIVER SEU PASSADO E VIVA SEU FUTURO HOJE. Flávio Campos, psicanalista.
DICAS DO FLÁVIO CAMPOS
1º – A culpa é necessária para mostrar algo a você que pode ser melhorado, mas não no que já aconteceu e sim daqui para frente, o que ocorreu é passado, não volta;
2º – Independentemente do que você fez, jamais poderia ter feito melhor, pelo menos não naquele momento e, você só sabe que poderia ter feito melhor, porque fez da forma que fez. Aprenda, ninguém nasce sabendo e a própria Bíblia nos diz que aquilo do qual não sabemos não é pecado;
3º – Se realmente não queria ter feito aquilo, se perdoe compreendendo o item 2º;
4º – Admita a você que quer melhorar seu comportamento e este só pode ser feito na próxima vez que tal “evento” acontecer novamente. Se acontecer.