O arraiá começou e as festas juninas são momentos em que valorizamos nossa identidade cultural e também aproveitamos para nos divertir ao lado dos amigos e familiares. Nessa época, além das danças juninas, barraca de pesca e roleta, o consumo de comidas típicas é bem comum.
Porém, como qualquer época do ano, é preciso cuidar da alimentação e não extrapolar em comidas altamente calóricas. Festas juninas geralmente são regadas de comidas com excesso de açúcar, gorduras e bebidas alcoólicas e, se eu pudesse te dar uma dica a respeito disso, falaria: consuma com moderação. Você não precisa excluir totalmente as comidas juninas, mas saiba comer de maneira inteligente, pois isso fará toda diferença para sua saúde.
Sempre que possível, priorize alimentos integrais, eles darão saciedade e fornecerão nutrientes importantes ao seu corpo, segue alguns exemplos: milho cozido e pipoca: alimentos ricos em fibras, carboidratos, antioxidantes, vitaminas e sais minerais. Atente-se à quantidade de sal e de gorduras (óleo, manteiga ou margarina).
Pinhão e batata-doce são fontes de carboidratos de médio índice glicêmico, fibras e proteínas, estes alimentos são grandes aliados para uma alimentação saudável. Os caldos, além de regular a temperatura corporal, dão maior saciedade, pois também possuem fibras, vitaminas e sais minerais. Boas opções são os caldos de feijão e de legumes, mas também observe os alimentos acessórios: bacon, calabresa e queijo. Nestes casos, devem ser consumidos com moderação.
E o churrasco? Em minha opinião, esta é uma das melhores opções da festa junina, pois sendo fonte de proteína, traz muita saciedade. Geralmente pode ser acompanhado por uma fonte de carboidrato, o que faz com que a refeição fique ainda mais equilibrada.
E quais seriam as opções menos saudáveis a serem evitadas ou consumidas de forma moderada? Frituras como pastéis e batatas chips, cachorro-quente, bolos, canjica, curau, pamonha, pé de moleque, paçoca, chocolate-quente, quentão e vinho quente.
Uma boa forma de não extrapolar nas festas juninas é ir alimentado de casa. Faça refeições leves, com alimentos saudáveis, como saladas e legumes refogados e beba bastante água. Desta maneira chegará à festa de certa forma saciada e a chance de comer tudo o que vê pela frente é bem menor. Não se esqueça de manter uma rotina de atividades físicas: lembre-se que, para comer, é preciso gastar energia. Desta forma não colocará sua saúde em risco.