Até quantos anos você consegue se imaginar vivo? Em qual idade acredita que ainda será independente? Poucos de nós alcançaremos a marca centenária, algo que é incomum não apenas para os humanos, mas também para as nossas instituições. O Mogi Mirim Esporte Clube completou 117 anos nesta semana.
A data de fundação de uma das entidades mais antigas da nossa cidade ainda é alvo de polêmica. Ainda porque falta ao próprio clube oficializar o que está evidenciado em documentos, jornais e depoimentos, em um trabalho que merece crédito o jornalista e historiador Nelson Patelli Filho, colunista de O POPULAR.
Em outubro de 1903 a história do ainda Mogy-mirim Sport Club começou a ser escrita. A agremiação fez partidas amistosas e disputou competições de nível municipal e regional. Em 1904, por exemplo, foi campeão da Liga do Centro. Em 1911, com Chico Venâncio como presidente, ficou definido o vermelho e branco como cores oficiais. Aí veio 1932, a diretoria anterior foi substituída por outra e depois veio o primeiro registro em cartório do Mogi Mirim EC.
Isto foi suficiente para, ano após ano, ser repetida a afirmação de que o dia 1º de fevereiro de 1932 correspondia à fundação do Sapão da Mogiana. Não é verdade. É uma data importante, mas de posse de uma diretoria que marcou a reorganização do clube, que passou a cumprir novas exigências legais que surgiam à época.
A fundação deve se contar a partir da formação da primeira diretoria, lá em 14 de outubro de 1903. Cópias de um dossiê elaborado por Patelli foram apresentadas ao menos duas vezes a diretorias do Sapo, que não deram o devido andamento.
Porém, no momento certo, este reparo histórico será executado. O jornal O POPULAR defende o respeito à história de nossa cidade e este tipo de correção é absolutamente normal em uma comunidade abastecida pela mão de obra de historiadores. O Mogi Mirim Esporte Clube tem 117 anos.
E, este “senhor” que conseguiu ultrapassar a marca centenária de existência está com a saúde frágil em decorrência de maus tratos. Hoje, não é mais independente. Este “senhor” de 117 anos está apanhando de bastardos sedentos pelo seu fim. Gananciados pela sua herança. E nós, conterrâneos desta marca portentosa, vamos continuar apenas assistindo? Até quando?
Basta! Não tem vergonha de deixar uma instituição de história pertencente ao seu povo, que nasceu em 1903, ser abusada por oportunistas? Então nada lhe honra. Mogy-mirim Sport Club, seu presente será mais que sobreviver a todo este arrombo. Será ver seus agressores enclausurados e repetidos os feitos do teu passado. Em um futuro breve! Parabéns, Mogy. Obrigado, Mogi!