Quem nunca ouviu, “se todo mundo pular no abismo, você vai pular também?”. Nunca essa expressão fez tanto sentido aos nossos dias, pois sim, sem você perceber, está sendo direcionado pela grande massa de pensamentos e ideias das redes sociais.
Você também já deve ter dito, “mas o outro faz isso…”, “todo mundo está fazendo aquilo e tem dado certo, vou fazer também…”, “se todo mundo faz, porque eu também não posso fazer?” e o principal de tudo vem quando nos colocamos sobre efeito das aprovações das pessoas que nem conhecemos, a famosa aprovação através de curtidas das redes sociais.
Queremos ter as reações positivas dos outros, mostrando uma realidade que não existe, que não vivo, mas que gostaríamos muito que fosse verdade e assim vamos vivendo de uma ilusão e constantes frustrações, nos cobrando e cobrando os outros de situações e atitudes que não cabem em nossa vida atual e nem fazem parte de nosso perfil ou realidade, gerando a maior onda de depressão já existente nas famílias do mundo todo.
Casais se separando porque seu companheiro não faz isso ou aquilo, não proporciona o que os outros fazem aos seus cônjuges, não tem o corpo perfeito e nem os bens e viagens que muitos têm e fazem. Isso acontece simplesmente por sentirmos uma pulsão violenta de ir junto com todos em busca do prazer ilusório e “imediato”, em um ambiente selvagem que não nos levará a lugar algum.
A psicologia estuda o efeito manada como um comportamento humano comum diante de atitudes coletivas. Ele representa a tendência apresentada pelas pessoas de replicarem as ações de um determinado grupo, em busca dos melhores resultados mediante a tomada de decisão que sempre precisamos ter. Como assim? Pense, nossa vida é tomada de escolhas sempre, a cada minuto, sim ou não?
Precisamos voltar à nossa realidade, fazer parte, sim, das redes sociais, mas não deixar ela direcionar a nossa vida, extraindo somente o que realmente nos é bom, deixando de replicar o comportamento dos outros em nossas atitudes. Saiba que, você se tornar alguém que não é, é viver infeliz para o resto de sua vida. Antes de sair fazendo o que se vê por aí, pense nisso:
1 – Antes de tomar uma decisão de sua vida baseada no que se vê nas redes sociais, estude muito se aquilo se aplica à sua vida e qual será o reflexo desta mudança em você e nas pessoas que estão à sua volta, pois o efeito manada é, antes de tudo, um comportamento irracional.
2 – Nunca deixe seus valores e condutas para trás, portanto, pode até mudar, mas sem ferir seu caráter.
3 – Mantenha o foco e disciplina na estratégia escolhida para sua mudança, sem deixar se levar por questões de algo fácil e mágico. Isto não existe.
Beijo no seu coração!
Flávio Campos WT