Chegou a hora. 140 milhões de eleitores em todo o país vão às urnas neste domingo, das 8h às 17h, para as eleições 2014. Em disputa, estarão os cargos de presidente da república, senador, governador, deputado federal e deputado estadual. Em Mogi Mirim, 67.432 eleitores estão aptos para votação, que será realizada em 22 zonas eleitorais, distribuídas em 175 seções. De acordo com a Justiça Eleitoral, cada eleitor deverá demorar até 1 minuto e 15 segundos na cabine de votação, isso para quem souber os números dos candidatos ou quem levar uma cola, autorizado pelo Superior Tribunal Eleitoral (TRE). Não será permitido votar utilizando aparelhos celulares e máquinas fotográficas, que deverão ficar junto aos mesários.
Os eleitores deverão comparecer com o título de eleitor e um documento com foto, que pode ser o RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, certificado de reservista, entre outros. Para a presidência da república, a disputa se concentra entre Dilma Rousseff (PT), na dianteira em pesquisas divulgadas nos últimos dias, Marina Silva (PSB) e o tucano Aécio Neves (PSDB). Os dois candidatos disputam de forma ferrenha um lugar no segundo turno, ao lado da petista, marcado para o dia 26 de outubro.
Em Mogi Mirim quatro candidatos pleiteiam uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, para o cargo de deputado estadual. São eles a vereadora Dayane Amaro (PDT), o vereador Waldemar Marcúrio Filho, o Ney (PT), Massao Hito (PSB) e Moacir Genuário (PMDB). André Mazon (PV) concorre ao cargo de deputado federal, assim como Marco Antonio Campos (PMDB).
Segundo o Cartório Eleitoral de Mogi Mirim, 3.374 títulos de eleitor foram cancelados e outros 720 suspensos. Para justificar o voto, os eleitores devem comparecer em qualquer local de votação portando o título de eleitor e uma foto com documento. Em caso de dúvidas os eleitores devem consultar a central de informações pelo telefone 148 ou no site do Tribunal Regional Eleitoral, o www.tre-sp.jus.br.
Urnas
Todas as urnas que serão utilizadas na eleição deste domingo já estão prontas e lacradas antes de serem levadas para as seções eleitorais na manhã deste sábado. Tanto na ida, como no retorno dos aparelhos para a sede do Cartório Eleitoral, haverá escolta a fim de garantir a conservação das urnas.
No total, contando com as de contingência, em caso de panes técnicas e substituição, são 401 urnas, que começaram a ser preparadas em agosto. São 15 urnas de contingência. No início da semana todas já estavam encaixotadas e organizadas pelos locais de votação. Na última eleição, nenhuma foi trocada em Mogi Mirim.