
A chapa “Renovação 2020: O associado em primeiro Lugar” será a representante da situação para a reeleição deste ano na Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm).
A eleição acontecerá no próximo dia 20 deste mês, das 9h às 17h.
Será a primeira votação após a alteração do estatuto da entidade.
José Luiz Ferreira, o Zé da Pentagon, disputará a eleição como o cabeça de chapa e terá, como vice o empresário Alexsander Sartori Basílio.
Ferreira assumiu a Acimm em substituição a Luiz Antonio Guarnieri, que era pré-candidato a prefeito, no mês de abril. Desde então, tem trabalhado bastante para imprimir uma dinâmica nada habitual em tempos de pandemia.
A chapa que concorrerá à eleição deste ano ganhou 10 novos nomes e sofreu uma oxigenação, oferecendo oportunidade a profissionais que não haviam participado anteriormente da administração da entidade. Ao todo, a chapa tem 17 homens e 12 mulheres.
“Nossa meta é dinamizar o trabalho da Acimm ainda mais, e oferecer ao associado um salto qualitativo na comunicação de tudo aquilo que acontece e ele não sabe”, disse Zé.
Até as 18h do dia 13, terça-feira que vem, é possível que haja o registro de uma chapa concorrente. Pelo Artigo 47 do Estatuto da entidade, a reeleição do presidente poderá ocorrer apenas uma vez.
Mudanças
Esta será a primeira eleição após modificação no estatuto da Acimm promovida pela atual administração.
Os estudos para a alteração estatutária tiveram início em 2019 e foi aprofundado este ano com o apoio da atual diretoria. As mudanças estatutárias possibilitaram a modernização e a eliminação de omissões, principalmente quanto às regras eleitorais, o que vinha causando desnecessário desconforto a cada eleição.
Entre as principais mudanças promovidas estão: a criação do Conselho Fiscal; a adequação e a redução das exigências para que o associado possa participar de uma chapa eleitoral; o regramento das eleições, com prazos para eventuais substituições de candidatos, defesas e decisões, desde a publicação do respectivo edital até a eleição da Diretoria.
Também houve alteração do início e final do mandato da Diretoria, com ciclo de acordo com o ano civil, possibilitando, desta forma, um planejamento anual da administração, dentre outras adequações que se faziam necessárias.
Antes, a eleição acontecia em março e a nova Diretoria assumia em abril. Agora, a eleição acontece em outubro e a nova Diretoria assume no dia 2 de janeiro do ano subsequente. O mandato é de 2 anos.
Para votar basta ser associado e estar em dia com os cofres da Associação Comercial. A Acimm possui hoje 1.212 associados.
“O maior objetivo das alterações promovidas foi abrir as portas da Acimm a todos os seus associados que, com ela, queiram colaborar verdadeiramente, ou seja, a intenção é o engrandecimento da entidade”, destacou Ferreira.
Para compor uma chapa eleitoral, o associado tinha que contar com cinco anos como empresário e a empresa da qual fosse sócio ou titular, filiada há três anos na Associação. Agora, terá que ser filiado há dois anos na Acimm, estar em dia com os cofres sociais, além de ser civilmente capaz e não estar incurso em órgãos de proteção ao crédito. (Da Redação)