quarta-feira, setembro 18, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Eleitores devem fazer a biometria para poder votar nas próximas eleições

Eleitores devem fazer a biometria para poder votar nas próximas eleições

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas. Em Mogi Mirim, a biometria para as próximas eleições já será obrigatória.
O procedimento é feito no cartório eleitoral, situado à Rua Treze de Maio, 430/A e 442, no Centro, e envolve a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro. É necessário agendar um horário de segunda a sábado, por meio do endereço https://apps.tre-sp.jus.br/AgendaBioOrdinario/publico/index.jsp. No momento de agendar, o respectivo cartório será indicado a partir da inserção do CEP de residência do eleitor.

Em Mogi Mirim, biometria para próximas eleições é obrigatória (Foto: Agência Brasil)

O não comparecimento no dia e horário marcados acarretará o cancelamento do agendamento. Nesse caso, o interessado deverá fazer novo agendamento. Caso o eleitor não possa comparecer no dia e hora marcados, é orientado que faça o cancelamento no sistema, a fim de que o horário fique disponível para outro eleitor.
Todos os eleitores que não atenderem à convocação da Justiça Eleitoral nas cidades em que a biometria é obrigatória terão seus títulos cancelados e estarão impedidos de votar nas próximas eleições. Isso vale até mesmo para os cidadãos cujo voto é facultativo: os idosos acima de 70 anos, os maiores de 16 e menores de 18 anos e os analfabetos. A diferença é que, quanto a essas pessoas, o cancelamento do título não implicará qualquer tipo de sanção, como impedimento para obtenção de passaporte, empréstimos, benefícios federais, etc. Isso ocorre porque não é exigida a certidão de quitação eleitoral dos eleitores facultativos.
A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é concluir a operação em todo o país até 2022.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments