sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Elektro responde queixas sobre o serviço prestado

Elektro responde queixas sobre o serviço prestado

Representantes da empresa Neoenergia Elektro compareceram à Câmara Municipal na segunda-feira, 7, para responder a diversas críticas e dúvidas dos vereadores e da população mogimiriana a respeito do fornecimento de energia elétrica na cidade. O responsável pela iniciativa foi o vereador Orivaldo Aparecido Magalhães (PSDB), que através do Requerimento 478/2022, solicitou a convocação do diretor da Elektro para prestar esclarecimentos sobre o serviço. Também estiveram presentes os Secretários Oberdan Quaglio Alves (Agricultura e Meio Ambiente) e Ernani Gragnanello (Serviços Municipais).

Magalhães explicou que a motivação do requerimento foram as diversas reclamações de moradores dos bairros Chácaras Sol Nascente, Chácaras São Francisco e Chácaras Planalto Bela Vista, além do distrito de Martim Francisco, sobre a recorrente falta de energia, independente de como esteja o tempo. Reclamação confirmada pela presidente da Associação dos Moradores da região, Izildinha Pilli, também presente na sessão.

No entanto, Magalhães destacou que havia queixas em mais regiões da cidade. Ele também lembrou o compromisso acertado com a Elektro, em reunião anterior, sobre a poda das árvores. Dona Izildinha esclareceu que as podas haviam sido realizadas, mas reclamou da demora de dois meses para recolher os galhos.

Outras reclamações levantadas foram os prejuízos para o comércio e para a economia do município, assim como para as residências, ocasionados tanto pelas quedas de luz, quanto pelas constantes interrupções momentâneas da energia. O atendimento por telefone da Elektro também foi criticado.

De acordo com André Fernandes, representante institucional da Neoenergia Elektro, as chuvas fortes ocorridas até o fim de outubro provocaram muitos estragos na rede elétrica da cidade. Ele citou, por exemplo, que houve mais de 400 registros de vegetação na rede. Desse modo, o reparo desses estragos ocasionou o atraso de outros serviços.
Fernandes também salientou a importância de medidas preventivas para evitar que as árvores atinjam a rede elétrica, como podas regulares e o plantio de árvores adequadas ao espaço urbano, que não cresçam até a altura dos fios de energia.

Com isso, segundo ele, a chance de acontecerem interrupções na energia seria menor.
Fernandes também explicou que, em alguns casos, as interrupções acontecem por uma questão de segurança, como quando é preciso resolver um problema pontual, mas a região toda precisa ficar sem energia.

Meio ambiente
O Secretário de Meio Ambiente, Oberdan Quaglio, afirmou que a responsabilidade da retirada dos galhos nas podas realizadas pela Elektro é da própria empresa. Segundo Oberdan, nas podas programadas, a empresa tem 24 horas para retirar o material, enquanto nas podas emergenciais, 48 horas. “Isso é algo que eles terão que cumprir com mais rigor”, afirmou o secretário.

Oberdan Quaglio também explicou que sua equipe, com a ajuda da engenheira florestal Isabel Guardia, está elaborando um plano de manejo de arborização para o município. Uma das metas desse plano é oferecer treinamento e certificado para empresas e profissionais do ramo realizarem uma poda adequada.

Para realizar a limpeza e manutenção da vegetação de seu jardim, sobretudo, das árvores nas calçadas, os munícipes devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, para obter orientações e autorização. Mais informações pelo telefone da secretaria: (19) 3806-6050. Quando a vegetação estiver próxima da rede elétrica pública, os moradores devem também entrar em contato com a Elektro, pelo telefone: 0800 701 01 02.

CRÉDITO DA FOTO: Gabriel Bordignon de Lima/Assessoria da Câmara Municipal

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments