Todo mundo tem uma habilidade para ser compartilhada e que pode influenciar nos dias de outras pessoas. Na Associação de Moradores Floralto, que mescla moradores dos bairros Jardim Planalto e Residencial Floresta, zona Sul da cidade, há uma série de pessoas assim, que visam compartilhar seus dons para fazer o caminho de outras pessoas, em especial dos jovens, mais colorido e promissor. Diversas atividades são realizadas por semana na Escola Estadual Jardim Planalto, que é onde o projeto se concretiza a cada dia. Mas, o início de fevereiro foi especial para o projeto até o momento. Um marco em sua história, já que um dia de atividades de cidadania, aberto para a toda a população, foi realizado alí. Muitas pessoas estiveram presentes e puderam conferir o que ocorre no projeto Floralto, e se divertir.
A atividade foi iniciada logo pela manhã de um domingo de céu azul, que foi para combinar com o dia de proporcionar esperança. Logo que O POPULAR chegou pôde conferir o que ocorria pelo local: as crianças se divertiam nos brinquedos infláveis dispostos na quadra, havia cortes de cabelo e manicure com profissionais da área, orientação médica e odontológica com parceria da Unidade Básica de Saúde do bairro, preparação para teatro e dança com as crianças correndo para lá e para cá, todas maquiadas para colocarem seus números em prática, apresentação de capoeira, bonecos para animar os pequenos, distribuição de pipoca, suco, algodão-doce e cachorro-quente e ocorreu até homenagem aos cidadãos que são bastante atuantes nos bairros e realmente fazem a diferença por lá.
Foram homenageados com o troféu ouro, um prêmio simbólico por suas atuações no local: Carlos Antônio Aparecido Galvão, o Carlão; Rubens Ambrósio Estefanio e José Augusto Capistrano, o Baiano. Uma comunidade, seja onde for, precisa de exemplos e pessoas dispostas a proporcionar novas experiências para as pessoas que estão instaladas no local e é isso que os integrantes do Projeto Floralto se propõem a fazer.
“O evento foi muito bom, alcançou nossa expectativa. Passaram mais de 1,5 mil pessoas, sendo que pela tarde chegou muita gente. O objetivo que nós temos é levar o projeto Floralto para fora, para que a cidade possa conhecer, para que os empresários possam saber sobre a importância do nosso projeto. Nós precisamos mostrar que temos pessoas de bem, que temos pessoas que lutam, que essas crianças precisam de uma oportunidade. O projeto Floralto está crescendo com grandes resultados e precisamos de apoio. Se a gente forma cidadão, ele não vai se tornar um criminoso que vai sair por aí fazendo qualquer tipo de atrocidade”, frisou o presidente da Associação Floralto, Fábio Luiz Cintra.
A finalidade do evento era realmente mostrar para a população o que ocorre no local e como as crianças vêm sendo impactadas por diversas atividades que visam mostrá-las um outro caminho e jeito de ser.
“Temos um índice muito alto de criminalidade, quantas pessoas já perdemos? Muitos amigos e jovens, às vezes que nem perdemos aqui, mas eram daqui. Sem contar os que morrem por uso de drogas e bebidas. O que nós queremos é resgatar as crianças e adolescentes que estão nas ruas, no tráfico, nas drogas. E o projeto está aí para isso. Temos escolinha de futebol, aulas de tênis, capoeira, futebol feminino, zumba, aulas de teatro e estão chegando outras atividades (…). O projeto está crescendo cada vez mais. Uma criança aprende o que é ensinado para ela. E esse projeto existe por causa das crianças”, destacou o presidente.
O projeto Floralto é um braço da Associação de Moradores e não tem fins lucrativo, religiosos e nem político. Qualquer pessoa que queira participar, levando novas ideias e sugestões, pode procurar o presidente Fábio para conversar sobre o assunto.
Quem não tem tempo pode auxiliar o projeto com doações, inclusive, de alimentos, pois em todos os finais de semana há distribuição de lanches para as crianças que frequentam o espaço, que para muitos é a única alternativa de lazer, já que os bairros ficam um tanto quanto distantes da região central. Também são assistidas famílias carentes do bairro e os idosos. O telefone para contato com a presidência do projeto é o (19) 97136-9317.