sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosEm 1904, climão após desencontros com a Amparense

Em 1904, climão após desencontros com a Amparense

6 de agosto de 1904. O Jornal O Mogyano, nossa fantástica ‘máquina do tempo’, noticiava. “Amanhã, ao meio dia, no ground do Sport, batem-se em match de campeonato da Liga do Centro, os valentes primeiros teams do Associação Athletica Amparense e Mogy-mirim Sport Club. Está assim organizado o team do Sport: Oswaldo; Sertorio e Loyola; Albano Chico Venâncio e Ignacio; Maracini; Octavio, Fernando, Canto e Zeca”.

Porém, no dia 10, veio a informação. O jogo não aconteceu. No horário previsto, o Mogy-mirim se apresentou no campo de jogo, mas seu competidor não. O jornal então cravou. “Pelo regulamento da Liga, o Sport marcou dois pontos. Para não passar em branco, os primeiros times do Sport e do Mogy-mirim Foot Ball Team fizeram um amistoso. Mas não estava tudo bem.

O Diario Amparense, segundo O Mogyano, noticiou na segunda-feira, 8 de agosto daquele ano, que a AA Amparense resolveu abandonar a Liga do Centro devido aos “últimos acidentes dados com o Mogy-mirim Sport Club com relação aos matchs que deveriam ser jogados naquela cidade”.

O jornal tratou de responder dizendo que não houve acidente algum. O que houve foi um incidente, não se sabendo de quem e exposto na sequência. “Os mogyanos estavam certos de que o match do dia 7 com a Athletica seria nessa cidade, porque não tendo havido previa combinação, os matchs, pelos estatutos, devem ser nesta cidade. Os amparenses, por sua vez, estavam certos, não sabemos por qual razão, que aquele match se realizaria naquela cidade”.

No dia 4 de agosto é que o Mogi teve conhecimento, casualmente, do equívoco, não podendo aceitar a mudança de estádio, por falta de tempo para aviso aos membros do primeiro time. Oras, estamos em 1904. Não tem grupo de WhatsApp. A telefonia, iniciada no país em 1879, ainda engatinhava.

O Mogyano, porém, seguiu na defesa do clube conterrâneo. Frisou que a prova da boa vontade do Sport Club em concordar com os desejos da Athletica estava no fato de que, no dia 6, véspera do duelo, com o time completo reunido, telegrafou ao presidente do clube amparense, Oscar Bueno de Moraes, perguntando se poderiam seguir no dia seguinte a Amparo, mas a resposta foi negativa.

Mesmo com o clima desagradável, o campeonato seguiu. Agora, com partidas não apenas em Mogi Mirim. Inclusive, com a realização do duelo entre mogimirianos e amparenses, que não abandonaram o certame. Em uma história que fica para o nosso próximo encontro. Até lá.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments