segunda-feira, abril 21, 2025
INICIAL☆ Destaque EsporteEm dia de saltos, Fabiana Murer movimenta as crianças, em evento no...

Em dia de saltos, Fabiana Murer movimenta as crianças, em evento no Clube Mogiano

Em oficina aberta ao público, com participação de mais de 250 pessoas, a ex-atleta Fabiana Murer, bicampeã mundial de salto com vara, agitou o Clube Mogiano no comando de diversas atividades, na tarde do dia 15.
Depois de um discurso em que falou sobre a carreira e a importância do esporte, a ex-atleta convidou os alunos para praticar o atletismo. “Alguém vai saltar? Quem vai ter coragem?”, brincou.

Além de praticarem o salto com vara e em altura, orientados por Fabiana, os alunos também puderam brincar de revezamento de estafeta, salto em distância e lançamentos de dardo e peso. Divididos em grupos de quatro, todos puderam exercitar todas as atividades.

Auxiliados pela ex-atleta Fabiana Murer, participantes de oficina tiveram a oportunidade de fazer o salto com vara. (Foto: Diego Ortiz)

A oficina atraiu alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Projeto Maguila, Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) Jorge Bertolaso Stella e Humberto Brasil Escola Estadual Professor Ernani Calbucci, além de associados do Clube Mogiano e integrantes da escolinha de atletismo da Prefeitura. Hoje, professor da escolinha de atletismo de Mogi Mirim, Gilberto Bortoloci Ferreira, vivenciou um reencontro com a ex-atleta com quem já havia se encontrado em antigas competições na época em que atuava na arbitragem da Federação Paulista de Atletismo. Também ex-atleta, Ferreira contou ter sido árbitro da primeira prova de Fabiana.

O evento foi promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi Mirim (Sincomercio) e Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel) da Prefeitura.

Esporte torna as pessoas diferentes, ensina Murer

Em seu discurso antes das atividades, Fabiana Murer frisou a importância do esporte para a transformação de vidas em função dos valores trabalhados como lidar com pressão, ter objetivos, dedicação e trabalhar em grupo e recomendou que estudantes se inscrevam na escolinha de atletismo da Prefeitura. “O esporte transformou minha vida. São valores que a gente aprende. Mesmo se vocês não chegarem a ser um atleta de alto nível, serão pessoas diferentes”, ensinou.

A ex-atleta contou ter iniciado no esporte pela ginástica artística, aos 7 anos, mas, em função de ter crescido muito, acabou levada ao atletismo, onde sonhava que poderia chegar a uma Olimpíada por ser veloz, mirando corridas de 100 metros ou salto à distância. Porém, pela experiência com ginástica, acabou direcionada ao salto com vara, em época onde a modalidade, no universo feminino, praticamente engatinhava. “Eles achavam que as mulheres não tinham condição de fazer salto com vara. E aos poucos, foram entendendo que nós somos capazes, não é verdade, mulheres”, questionou, para concordância das meninas.

Clube Mogiano recebeu mais de 250 pessoas, que ouviram Fabiana falar sobre a carreira e a importância do Esporte. (Foto: Diego Ortiz)

Neste sentido, questionou se sabiam quando foi a primeira Olimpíada em que houve o salto com vara feminino. Para surpresa da maioria, a resposta foi a de que o masculino teve início nas primeiras Olimpíadas, em 1896, mas o feminino passou a ser disputado apenas em 2000. Desta forma, quando começou, em 1997, Fabiana já atuava na modalidade em uma época em que a estrutura era muito carente e foi essencial para o fortalecimento do esporte no Brasil.

Além de bi mundial, Fabiana é campeã pan-americana e detentora do recorde sul-americano, ao saltar 4,87 metros, em 2016, último ano de sua carreira. A atleta realizou o sonho de disputar as Olimpíadas, em 2008, 2012 e 2016, mas não conseguiu a sonhada medalha. Fabiana contou sobre a frustração de 2008, em Pequim, na China, quando foi prejudicada pelo desaparecimento de uma de suas varas e chegou a jurar que nunca voltaria ao país asiático. No entanto, acabou voltando em um Mundial em que conseguiu uma medalha, de prata. Desta forma, aconselhou o público a aproveitar as oportunidades, esquecer o passado e focar no futuro nos momentos de frustração.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments