sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Em estado de emergência, entrada em casas será compulsória

Em estado de emergência, entrada em casas será compulsória

Novos casos de dengue foram confirmados em Mogi Mirim. Se na última semana, a cidade registrava 188 casos positivos, atualmente Mogi está com 311 confirmações da doença, sendo 50 na região central, 74 na zona Leste, 38 na zona Norte, 127 na zona Sul, 18 na zona Oeste e 4 na zona Rural. Desta forma, a cidade entra em estado de emergência e agora, vistorias nas residências serão obrigatórias.

Mutirões de limpeza estão sendo realizados pela cidade (Foto: Divulgação)
Mutirões de limpeza estão sendo realizados pela cidade (Foto: Divulgação)

Estima-se que 90% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão dentro das residências. Por esse motivo, um decreto será assinado pelo prefeito Gustavo Stupp para que a Secretaria de Saúde fique autorizada a desenvolver novas ações e requisitar pessoal e equipamentos de todas as secretarias intensificando os trabalhos de combate que já vêm sendo realizados.
Outra medida, conforme O POPULAR adiantou em suas últimas edições, é a entrada compulsória dos agentes de saúde independente de autorização do dono do imóvel para que sejam realizadas as medidas necessárias para eliminar os criadouros do mosquito. Para isso, as autoridades sanitárias poderão requisitar a participação da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil.
Caso o proprietário recuse a vistoria, será requisitada imediatamente à Justiça a entrada compulsória no local, ficando o responsável pelo imóvel sujeito à multa. Há também a possibilidade de limpeza dos terrenos baldios por parte da Prefeitura e o proprietário será notificado e multado.

Mutirão
No próximo sábado, dia 21, acontecerá um mutirão nas zonas Leste e Norte, das 8h às 17h, juntamente com a equipe de Limpeza Pública, retirando entulhos das ruas. O último mutirão, na semana passada, não teve os dados divulgados.

 

Ao ter algum sintoma, UBS deve ser procurada

O que muitos munícipes ainda não sabem é pelo qual serviço devem procurar caso estejam com a suspeita da doença. Por este motivo, O POPULAR preparou um guia para você se basear e procurar o serviço correto.
De acordo com a pasta da Saúde, assim que o munícipe sentir qualquer suspeita da doença é necessário que procure o serviço de saúde mais próximo. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros é que são as responsáveis por atender as suspeitas e por fazer a coleta de sangue com o objetivo de averiguar a situação do paciente e dar continuidade aos trabalhos.
Assim, vale reforçar que, apenas em caso de urgência, em que as UBS não estão em horário de funcionamento, ou quando o paciente estiver com muita dor no corpo, febre alta, olhos, vômito, etc., é que o munícipe deverá procurar pelo serviço oferecido pela Santa Casa de Misericórdia, que está atuando neste segmento.
Na Santa Casa, os pacientes são atendidos normalmente, mas apenas casos graves é que seguem para a coleta de exame. Dessa maneira, a demanda fica dividida e os pacientes são atendidos com mais agilidade.
Na última semana, seis bairros da cidade passaram por mega mutirão. Os bairros visitados foram Mogi Mirim II, Parque das Laranjeiras, Aterrado, Vila Santa Elisa, Santa Luzia e Santa Clara. No total, 160 profissionais participaram da operação que durou todo o dia.

 

Dicas

A fim de prevenir o contágio pelo mosquito da dengue, a Secretaria de Saúde informou três tarefas simples, mas de grande importância, para serem aplicadas no corpo e em casa. A realização das medidas não garante que o mosquito da dengue não irá agir, mas trata-se de uma atividade que pode prevenir o contágio.

Repelente Caseiro para o corpo
100 ml de álcool
1 pacote pequeno de cravo da índia
100 ml de óleo corporal

Modo de Preparo
Deixe o cravo da índia de molho no álcool por quatro dias. Em seguida coe e acrescente 100 ml de óleo corporal. Após, basta usar.
Sal de cozinha para prevenir
O sal de cozinha pode ser utilizado em pneus, vasos sanitários, ralos, canaletas de drenagem, piscinas sem sistema de filtragem e armadilhas para formigas e baratas. Duas colheres de sopa devem ser diluídas em um litro de água e um quilo pode ser usado a cada 50 litros. Após, é só aplicar a solução.
Água Sanitária pode ajudar
A água sanitária pode ser utilizada em ralos, canaletas de drenagem e piscinas em desuso (que são aquelas que possuem sistema de filtragem). Uma colher de sopa de água sanitária pode ser utilizada para um litro de água, cinco copos grandes para cada 50 litros ou ainda um litro de água sanitária para cada 400 litros.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments